Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Novembro de 2005 às 20:20

    Imprimir


O ex-presidente da Argentina Carlos Menem afirmou hoje que o Chile "deve fazer valer seus direitos" na disputa surgida pela decisão do Peru de modificar a lei que marca o limite de seu domínio marítimo.

"No mundo e nas relações entre os países deve-se levar em conta os tratados que oportunamente foram assinados", disse Menem, que chegou a Santiago no último fim de semana para participar do aniversário de seu filho Máximo, no dia 19 e se unir a sua esposa, a chilena Cecilia Bolocco.

"Portanto, esses acordos -que em alguns países como o nosso têm a mesma categoria que a Constituição nacional- devem ser respeitados, a não ser que alguma das partes faça algum tipo de cessão", acrescentou o ex-governante e senador eleito pela província argentina de La Rioja, em declarações ao vespertino "La Segunda".

A nova lei peruana sobre domínio marítimo tiraria ao Chile, segundo suas autoridades, mais de 30.000 quilômetros quadrados de mar que estiveram sob sua soberania por acordos assinados há 50 anos que para o Peru não constituem um tratado.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335946/visualizar/