Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Novembro de 2005 às 21:04

    Imprimir


O ex-presidente peruano Alberto Fujimori é vigiado dia e noite por funcionários da Escola de Gendarmaria (serviço de prisões), onde permanece detido desde segunda-feira, à espera de o Peru formalizar uma solicitação de extradição.

Segundo informações dadas por fontes da instituição ao jornal La Tercera, Fujimori é vigiado 24 horas por dia, e um oficial observa ao vivo seus movimentos dentro da cela.

Este forte plano de vigilância foi traçado pela Gendarmaria e a Unidade de Serviços Especiais Penitenciários (Usep) com o objetivo de garantir a segurança de Fujimori e controlar suas atividades.

O ex-presidente peruano chegou de surpresa a Santiago procedente de um vôo vindo do Japão, e foi para um luxuoso hotel da capital chilena.

Mas ele ficou ali por apenas algumas horas, já que depois foi detido e levado às dependências da Escola de Pesquisas, e posteriormente ir à Escola de Gendarmaria.

Mesmo quando se reúne com seu advogado, os funcionários do local estão atentos a qualquer movimento de Fujimori.

"Nada sai da Escola sem ser revistado", disse o jornal, citando uma fonte vinculada à custódia do ex-presidente.

Até o momento, o ex-presidente peruano (1990-2000) recebeu as visitas de seus advogados, de três funcionários da Embaixada do Japão no Chile e de seus assessores mais diretos.

Seu filho mais novo, Kenji Fujimori, que chegou ao Chile na terça-feira passada, visitou seu pai um dia depois sob estritas medidas de segurança, para depois se instalar nos arredores de Santiago, revelou ontem o jornal La Segunda.

Enquanto isso, o Governo peruano prepara uma solicitação de extradição com base nos 22 processos abertos contra Fujimori por delitos de corrupção e violações aos direitos humanos, entre outros.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336235/visualizar/