Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Sábado - 12 de Novembro de 2005 às 18:14
Por: Alexandre Coelho

    Imprimir


Laranjinha e Acerola já não são mais os mesmos. Com o crescimento dos personagens, que acompanhou enquanto deu o crescimento dos atores Darlan Cunha e Douglas Silva, a série Cidade dos Homens chega ao fim. As últimas aventuras dos dois amigos que cresceram juntos no morro começam a ir ao ar na próxima sexta-feira, dia 18, na quarta temporada da série.

Serão cinco episódios, sempre com tramas independentes, que mostrarão a chegada dos meninos à idade adulta. Para o diretor Fernando Meirelles, sócio da produtora O2 Filmes, responsável pela série, os quatro anos em que o Cidade dos Homens ficou no ar valeram como uma excelente experiência. "Todos nós temos muito orgulho da série, tanto pelas atuações, quanto pela abordagem dos temas e pelo estilo narrativo", avalia.

Esta última temporada de Cidade dos Homens mantém a fórmula de ter um diretor diferente comandando cada episódio. O objetivo é que temas polêmicos como violência, drogas e sexo tenham abordagens distintas. Para esse último período no ar, os episódios ¿ todos já filmados em película ¿ foram dirigidos por Roberto Moreira, Regina Casé, Adriano Goldman, Paulo Morelli e Fernando Meirelles.

Roberto Moreira acredita que a idéia de dar a diferentes diretores a tarefa de abordar assuntos tão delicados tem como finalidade mostrar a pluralidade do universo das comunidades carentes. "A proposta do Cidade dos Homens é fazer de cada episódio um pequeno mundo, com sua própria linguagem. São olhares diferentes sobre o mesmo universo", observa.

A equipe, que produziu a série Cidade dos Homens por quatro anos, ficou dividida entre o orgulho do trabalho e a melancolia de colocar nela um ponto final. Para os jovens protagonistas, a sensação de nostalgia talvez seja um pouco mais duradoura.

Darlan Cunha, que na série faz o Laranjinha, mesmo reconhecendo a necessidade do trabalho terminar no momento certo, lamenta que uma produção com a qualidade do Cidade dos Homens tenha que sair do ar. "Eu queria que continuasse por mais dez anos. Existem tantos programas que não saem do ar. Mas pelo menos a gente deixou a nossa marca", conforma-se.

Enquanto Darlan ainda sente o término dos trabalhos, seu parceiro na série, Douglas Silva, que interpreta o Acerola, prefere olhar o lado bom de todo o projeto. Tão importante quanto um laboratório para os jovens atores, ele aponta a produção como tendo sido um canal para se discutir questões relevantes para toda a sociedade.

Mais do que simplesmente falar de sexo, violência e dos problemas comuns a adolescentes de quaisquer camadas sociais, para Douglas o Cidade dos Homens teve a ousadia de mostrar na telinha um pedaço do Brasil que muita gente prefere não ver. "Muita gente fecha os olhos. E a série mostrou a realidade do morro, mostrou que essas comunidades carentes precisam de projetos", reclama.

Depois desses cinco últimos episódios, o Cidade dos Homens vai ganhar uma sobrevida no próximo ano. Provavelmente em abril começa a ser rodado o longa-metragem homônimo, com direção de Paulo Morelli, que irá mostrar os personagens já adultos.

Para Fernando Meirelles, a visibilidade ganha na tevê deve impulsionar a bilheteria do filme. "Deverá estar pronto no verão de 2007. O filme já tem algumas vendas internacionais, graças ao sucesso da série fora do Brasil", adianta.

Antes do longa, porém, Meirelles guarda, ainda para a tevê, uma última surpresa para os admiradores de Laranjinha e Acerola. O derradeiro episódio, dirigido por ele, irá mesclar imagens e desenho animado para mostrar o que será dos personagens dali em diante. "A idéia foi ver se valeria a pena investir no futuro numa versão em desenho", conta.





Fonte: TV Press

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336268/visualizar/