Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Novembro de 2005 às 16:00
Por: Joseph Guyler Delva

    Imprimir


A agência eleitoral do Haiti excluiu dois candidatos haitianos com cidadania norte-americana das eleições presidenciais, ignorando a decisão da Suprema Corte de que pelo menos um deles poderia concorrer.

O conselho eleitoral do país excluiu Dumarsais Simeus, multimilionário do Texas, e Samir Mourra da lista de candidatos autorizados para a eleição que deveria ocorrer dia 20 mas que deve ser adiada para meados de dezembro, na melhor da hipóteses. Um terceiro candidato, Jose Nicholas, também foi excluído, mas o conselho não deu nenhuma explicação.

Trinta e cinco candidatos receberam autorização para a primeira eleição desde o afastamento do presidente Jean-Bertrand Aristide, em fevereiro de 2004. A saída de Aristide foi impulsionada por uma revolta armada e pela pressão dos Estados Unidos e da França em meio a acusações de tirania e corrupção.

O conselho eleitoral afirmou que nenhum estrangeiro pode se candidatar para as eleições de presidente. Simeus e Mourra disseram que nunca negaram sua cidadania haitiana.

Haiti, o país mais pobre das Américas, continua sendo vítima da violência criminal e política, apesar da presença de 7.000 soldados da ONU comandados pelo Brasil.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336297/visualizar/