Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Novembro de 2005 às 13:18
Por: Phil Stewart

    Imprimir


Negociadores de alto escalão da União Européia e do Brasil disseram no sábado que ter feito progressos na tentativa de diminuir suas diferenças que dificultam um novo tratado mundial de comércio.

O Comissário de Comércio da UE, Peter Mandelson, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, que na semana passada trocaram acusações de responsabilidade pelo impasse, reuniram-se em Roma por mais de quatro horas e disseram que a conversa foi "útil", apesar de não haver ainda uma solução.

Mandelson e Amorim disseram querer ampliar suas discussões para voltar a incluir outros ministros de países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC).

"A julgar pelo que fizemos esta manhã, mais negociações são muito úteis e acho que ampliar a discussão será ainda mais útil", disse Mandelson a repórteres. Amorim disse que o encontro foi "produtivo em muitos aspectos".

No início da semana, representantes de vários países chegaram à conclusão de que as diferenças ainda são muito grandes para estabelecer os termos de um pré-acordo de uma nova rodada da OMC em dezembro, quando os quase 150 membros da organização se reunirem em Hong Kong.

O encontro, entre os dias 13 e 18 de dezembro, foi estabelecido como prazo limite para concluir um esboço de plano, quatro anos depois que a rodada foi iniciada para incentivar a economia mundial e ajudar agricultores em alguns dos países mais pobres.

O Brasil, que tem o setor agrícola muito forte, e outras nações, incluindo os Estados Unidos e a Austrália, queixam-se que as propostas da UE de cortar suas barreiras a importações agrícolas são muito tímidas.

A UE diz que a decisão cabe agora aos países em desenvolvimento, liderados pelo Brasil, fazer uma proposta sobre a remoção de barreiras para produtos industriais e serviços, o tipo de ganhos que as empresas européias querem da rodada da OMC.

Mandelson disse, depois do encontro de sábado, que houve conversas sobre uma possível oferto do Brasil na questão dos produtos industrializados. "Reconheço que há idéias, há parâmetros para esta discussão. Foi útil explorar isto com Celso esta manhã", disse.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336325/visualizar/