Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 12 de Novembro de 2005 às 12:10

    Imprimir


São Paulo - A partir de amanhã, o Estado publicará a coluna política dominical Blog do Noblat, a versão impressa do mesmo blog que está sendo veiculado pelo Portal Estado (www.estadao.com.br) há 8 dias. A coluna sairá na Editoria Nacional e trará notas exclusivas sobre o universo político brasileiro, numa mistura de análise e informação, tal e qual o blog.

As notas publicadas na edição impressa do jornal também estarão no blog virtual e serão atualizadas durante o domingo. "Embora apenas uma vez por semana, a coluna será o blog impresso, inclusive com a mesma vinheta", diz o jornalista Ricardo Noblat, o mais recente contratado do Estado.

O blog do Noblat foi criado há pouco mais de um ano, numa época em que o jornalista nem era muito afeito à internet. "Eu não sabia, sequer, enviar um e-mail", admite hoje Noblat. A veiculação diária do blog, no entanto, não só o tornou um especialista em espaços virtuais, como também o ensinou a ser mais rigoroso na apuração dos fatos. "O blog me ensinou mais, em um ano, do que o resto do tempo em que passei em redações de todo o País", afirma.

Outro lição do blog é que, por sua interatividade, as notícias são publicadas com o tempero da opinião instantânea dos leitores/internautas. Noblat diz que a migração para o Estado e o Portal Estado "dará ao blog mais credibilidade, assim como atrairá um público mais qualificado". A coluna semanal aos domingos significa, para Noblat, uma volta à mídia impressa, da qual participou em todo o restante de sua carreira, que já tem 36 anos.

Ele conta que já tem várias novidades na cabeça, mas não vai implantá-las no começo. Vai ensaiá-las com o correr do tempo, depois que os internautas do Portal Estado se acostumarem com o formato e o conteúdo de seu blog.

Noblat sempre foi apaixonado por política. Em 1968 foi preso com mais 700 líderes estudantis no congresso da União Nacional dos Estudantes organizado pelo então líder estudantil José Dirceu, em Ibiúna, no interior paulista. Por conta da política, às vezes não dorme e não come - na eleição de Severino Cavalcanti para a Câmara dos Deputados, ele chegou ao Congresso às 14 horas e saiu às 7 da manhã do dia seguinte.

O blog aumentou brutalmente sua carga de trabalho: "Não tenho mais hora, o blog tem de ser atualizado a todo momento." Ele trabalha em casa, de bermudas e chinelo, mas tem uma rotina estafante: começa às 10 da manhã e vara a madrugada, navegando entre os principais meios de comunicação do Brasil e do mundo, para elaborar seus comentários, análises e informações de primeira. Além da navegação intermitente, usa muito o telefone. Por causa do blog, sai pouco de Casa.

Ricardo Noblat tem 56 anos, é pernambucano e se formou no Recife. Começou na profissão em sua cidade natal, como correspondente do Jornal do Brasil em substituição ao então jornalista Alceu Valença. Foi chefe da sucursal do Recife da revista Manchete, editor-assistente da revista Veja e autor de uma coluna sobre política no Jornal do Brasil.

Trabalhou com marketing político e foi assessor do presidente angolano José Eduardo dos Santos. Quando voltou ao Brasil, foi diretor de redação do Correio Braziliense e do jornal A Tarde, da Bahia. Tem dois livros: O que É Ser Jornalista - Memórias Profissionais, da Editora Record, e A Arte de Fazer um Jornal Diário, da editora Contexto.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336343/visualizar/