Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 12 de Novembro de 2005 às 10:30
Por: Renan Prates e Fernando Badô

    Imprimir


Quando o Santos conquistou o Campeonato Brasileiro de 2002, a dúvida era se o time iria conseguir manter o ritmo de conquistas sem seus principais jogadores. Mudaram os treinadores e todo o time saiu, mas o Santos não deixou de liderar os certames. Até que Robinho, a estrela maior da equipe, foi embora para o Real Madrid.

A queda no rendimento do Santos, que ainda está abatido com a derrota de 7 a 1 para o Corinthians, coincidiu com a saída do camisa 7, autor das pedaladas que encantavam seus torcedores e entortavam seus adversários. Robinho jogou 11 dos 37 jogos do Santos no Campeonato Brasileiro. Neste período, a equipe santista obteve sete vitórias, três empates e uma derrota, o que dá um aproveitamento de 72,7% dos pontos disputados.

Para nível de comparação, o Corinthians, atual líder do Brasileiro, tem um aproveitamento de 66,6%. Se o Santos mantivesse o aproveitamento da era Robinho, seria líder com aproximadamente 80 pontos, com uma vantagem de seis pontos para o Corinthians, a cinco rodadas do final da competição.

Mesmo tendo jogado menos de um terço dos jogos santistas no Brasileiro, Robinho, com sete gols, ainda é o terceiro artilheiro do time, ao lado de Basílio; perde apenas para Ricardinho, com dez, e Geílson, com nove.

A torcida santista tem mais um motivo para lamentar. Quando se despediu do Santos, com a vitória de 3 a 2 sobre o Paysandu, em Belém, no dia 24 de agosto, Robinho deixou os santistas na liderança do Brasileiro, ao lado do Corinthians, com 39 pontos, só perdendo nos critérios de desempate.

Queda de desempenho

O desempenho do Santos caiu vertiginosamente após a saída de Robinho. Da 23ª até a 37ª rodada, o time alvinegro conquistou 19 dos 45 pontos disputados - aproveitamento de 42,2%.

Neste período, o Santos deixou a ponta da tabela para ocupar apenas a oitava colocação, com 55 pontos. Além de perder a chance de conquistar o tricampeonato da competição, o time santista está longe de obter uma das quatro vagas para a Copa Libertadores da América.

Atualmente, o Santos está a nove pontos do Goiás, o quarto colocado com 64, a cinco rodadas do fim do torneio. Resta ao time do técnico Nelsinho Baptista lutar por uma vaga à Copa Sul-Americana, para a qual se classificam do 5º ao 11º colocado do Brasileiro. Até agora, o último a garantir vaga no torneio sul-americano é o Botafogo, com 50 pontos.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336363/visualizar/