Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 02 de Junho de 2005 às 08:01
Por: Mohammed Assadi

    Imprimir


Israel libertou nesta quinta-feira 400 presos palestinos, em um gesto destinado a dar força política ao presidente palestino, Mahmoud Abbas. Os palestinos, no entanto, disseram que isso não é suficiente para se avançar no processo de paz.

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, tomou a decisão sob pressão dos Estados Unidos para ajudar Abbas, que enfrenta o fortalecimento do grupo militante Hamas, algo que poderá comprometer os planos de Israel de se retirar da Faixa de Gaza, em agosto.

Os prisioneiros soltos sorriram e fizeram o "V" da vitória ao deixar os ônibus que os levaram da prisão em Israel para pontos de passagem na Cisjordânia. Alguns ajoelharam-se e rezaram, outros beijaram o chão.

Na Faixa de Gaza, uma multidão concentrou-se para saudar militantes soltos e carregá-los nos ombros.

Mas a alegria foi abalada por queixas de que a libertação não foi ampla o suficiente por ter excluído presos de longa data. Os palestinos querem anistia para todos os 8.000 detidos por Israel.

"Estou feliz de estar livre, mas milhares de outros ainda estão atrás das grades", disse Yousef Habas, 31, um militante que passou seis meses preso.

De acordo com Israel, nenhum dos libertados era condenado por matar ou ferir israelenses.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336565/visualizar/