Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 22:30

    Imprimir


Amanhã (2), às 17:00 horas, no auditório da FAMATO, como parte das comemorações da semana do meio ambiente em Mato Grosso, o Diretor de educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marcos Sorretino, estará lançando o Programa de Formação de Educadores Ambientais do Programa Pantanal para os estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O programa de formação de educadores ambientais populares que se encontra em andamento deste de setembro do ano passado, promoveu a constituição de um coletivo amplo de educadores ambientais do bioma pantanal nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que dentro de um marco conceitual representado pela proposta de Formação de Educadores ambientais da DEA/MMA, organizaram os estados em quatro núcleos de formação, em cada um.

No momento, em cada núcleo está sendo elaborada uma proposta de formação. Amanhã (2), no auditório da FAMATO, os quatros núcleos de Mato Grosso - Cuiabá, Tangará da Serra, Cáceres, Rondonópolis, lançam suas propostas de formação para o Estado de Mato Grosso. A meta e forma cerca de 6 mil educadores ambientais na bacia do alto Paraguai. A proposta representa um novo momento de articulação do programa pantanal.

A proposta de formação é um processo de educação ambiental que visa formar educadoras (es) ambientais e não simples e pré-escritas pessoas ambientalmente educadas. O objetivo não é adequar o comportamento das (os) educandas (os) a um padrão pré-existente, definido externamente como sendo ambiental ou politicamente correto.

O conteúdo das mudanças de procedimento, atitude, comportamento, opção política, escolhas enquanto consumidor, enquanto produtor, as modificações tecnológicas, deve ser definido com ou a partir das (os) educandas (os), imersos em seu contexto cultural, político, ambiental. A relação educador(a)-educanda(o) é um encontro de saberes, um diálogo democrático sobre a realidade vivida, não há saberes mais importantes, não há hierarquia de conhecimentos.

Esta concepção libertária de educação emana de Paulo Freire, da Educação Popular, dos práticos educacionais dos Movimentos Sociais e de outros educadores e teóricos sociais e do ambientalismo, seu fundamento político é a Democracia Radical que reconhece que cada ser humano detém o direito à participação, à definição do futuro e à construção da sua realidade e o desafio para esta educação passa pela emancipação de dominados e dominadores, explorados e exploradores.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336634/visualizar/