Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 22:14

    Imprimir


O chanceler Gerhard Schröder quer evitar o que considera um conflito com o presidente Horst Köhler, sobre as eleições antecipadas que, segundo os planos do governo, deverão acontecer em setembro.

Hoje o vice-porta-voz do governo, Thomas Steg, disse que a relação entre Schröder e Köhler estava determinada por "um respeito mútuo".

Köhler tinha se mostrado insatisfeito com o fato de Schröder não ter informado a ele antes sobre a intenção de antecipar as eleições, assunto do qual tomou conhecimento pela imprensa.

Segundo o vice-porta-voz, Schröder tentou localizar Köhler por telefone mas não conseguiu encontrá-lo antes de o presidente do Partido Social-Democrata (SPD), Franz Müntefering, anunciar a decisão de buscar a antecipação das eleições.

Depois disso, e antes de Schröder falar com a imprensa após a derrota do SPD nas eleições regionais de Renânia do Norte-Westfália, Köhler conseguiu falar com o chanceler.

Schröder será submetido a um voto de confiança em 1º de julho, quando deverá perder para que Köhler dissolva o Parlamento e as eleições antecipadas possam ser convocadas.

Köhler, por sua vez, se comprometeu a estudar detalhadamente, e com total independência de interesses partidários, a constitucionalidade do procedimento do voto de confiança para permitir a antecipação das eleições legislativas.

"Farei minha avaliação com total independência, de acordo com o que está na Constituição", afirma Köhler, em declarações ao semanário Die Zeit, sobre sua obrigação de rever o procedimento do voto de confiança, antes de dissolver o Parlamento e convocar as eleições antecipadas.

Além disso, o presidente alemão afirma que está pensando em consultar especialistas, representantes dos partidos e grupos parlamentares antes de tomar uma decisão, e que essas conversas acontecerão antes de 1º de julho.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336637/visualizar/