Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 21:20

    Imprimir


Estudo realizado nos EUA revelou que os computadores ainda são ineficientes para evitar incidentes envolvendo administração de drogas aos pacientes. Médicos veteranos de uma instituição de Salt Lake City, no estado de Utah, investigaram 483 casos de problemas considerados significativos no uso dos medicamentos, como reações alérgicas e overdoses.

A conclusão foi a de que, embora os sistemas computadorizados dos hospitais não tenham diretamente responsáveis pelos casos relatados, também não ajudaram efetivamente na seleção das drogas, suas dosagens e monitoramento do seu uso nos pacientes. Isso porque as máquinas não haviam sido programadas para esses tipos de atividade. Ou seja, parece que acaba de ser criada mais uma modalidade de erro médico, agora com a "ajuda" de computadores.

Um dos responsáveis pela pesquisa, Dr. Jonathan R. Nebeker, acredita que os computadores deveriam ser utilizados mais como um auxiliar dos médicos na hora de contabilizar os múltiplos fatores envolvidos no uso de um medicamento. Para ele, isso poderia fazer a diferença na hora de entender melhor porque um paciente sofre um determinado efeito colateral, por exemplo.

Outro médico envolvido na pesquisa, Dr. Steven Rappaport, afirmou que os computadores têm potencial para municiar os médicos com muito mais informações, como qual o medicamento correto para um caso, a sua dose e qual a melhor experiência a ser feita para descobrir se ele deve ou não ser utilizado em um paciente. A reportagem completa do The New York Times pode ser lida, em inglês, no endereço www.nytimes.com/2005/05/31/health/31prev.html? (exige cadastro).




Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336648/visualizar/