Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 19:40

    Imprimir


A Otan pretende reforçar sua operação no Afeganistão com entre 3 mil e 4 mil efetivos para as eleições provinciais e parlamentares de 18 de setembro, informou nesta quarta-feira um responsável pela organização.

"Estamos falando de aproximadamente três batalhões", assinalou a fonte, que pediu o anonimato, e disse que essas forças incluirão contingentes de reserva fora do cenário de operações, que poderão ser utilizados em caso de necessidade.

Vários países já se ofereceram para proporcionar estes reforços para a missão de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf) da Otan, que atualmente conta com 8.310 efetivos nesse país, segundo a fonte.

As contribuições serão anunciadas na próxima reunião de ministros da Defesa da Otan, que será realizada em Bruxelas nos próximos dias 9 e 10. Segundo fontes diplomáticas, Romênia, Holanda, e Espanha são possíveis candidatos.

As eleições de setembro são consideradas mais complicadas e perigosas que as anteriores, já que se apresentam 6 mil candidatos em todo o país, onde as lutas pelo poder entre clãs rivais estão na ordem do dia.

Além disso, o recrudescimento da violência no Afeganistão nas últimas semanas faz temer um ressurgirmento dos extremistas talibãs que governaram o país até 2001.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336668/visualizar/