Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 19:30

    Imprimir


A cidade norte-americana de Los Angeles está instalando uma rede de câmeras de vigilância destinada a flagrar vendedores de produtos falsificados, especialmente cópias piratas de DVDs. A Associação da Indústria Cinematográfica da América, que representa a maioria dos estúdios de Hollywood, contribuiu com o sistema doando US$ 186 mil.

Nos últimos anos, a associação embarcou em uma campanha para combater cópia ilegal de filmes em vídeo e DVDs. A entidade afirma que a pirataria gera prejuízos para a indústria de US$ 3,5 bilhões em termos de receitas perdidas. "Essa indústria é a força vital dessa cidade", disse o chefe de polícia de Los Angeles, William Bratton.

O plano prevê a instalação de dez câmeras em edifícios no centro de moda de Los Angeles, onde vendedores distribuem produtos falsificados para turistas e outros compradores. Quatro câmeras já estão operando. As outras seis devem ser instaladas nas próximas semanas, disse Bratton.

As câmeras digitais enviam imagens para uma central que examina a situação. Dependendo do caso, ela envia um policial disfarçado para o local onde uma suposta venda de material pirateado está ocorrendo. A polícia da cidade descobriu que sistemas similares de vigilância instalados em três parques municipais reduziram dramaticamente a venda de drogas nos locais, disse Bratton.

Ele informou que as câmeras começaram a ter efeito no distrito de moda da cidade. Em uma semana típica milhares de DVDs são confiscados, mas na semana passada a polícia recolheu apenas 191 discos e quatro pessoas foram presas.

O capitão Andrew Smith, responsável pela região onde as câmeras estão sendo instaladas, reconheceu que os piratas podem se mudar para outras ruas, mas ao fazerem isso ficarão de fora de um mercado com milhares de compradores. Ele informou que a polícia espera ampliar o sistema se ele se mostrar bem sucedido.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336670/visualizar/