Cemat orienta bem seu cliente, aponta Abradee
O cliente Cemat também reconhece que a Empresa preocupa-se em avisá-lo com antecedência sobre o desligamento programado - manutenção rotineira feita nas redes de distribuição para garantir o fornecimento de qualidade de energia elétrica, evitando interrupções. Na pesquisa do ano passado, 69,5% dos clientes estavam satisfeitos com esse item. Este ano, o índice subiu para 76,1%.
A maior melhoria desta pesquisa foi no quesito orientações para o uso adequado de energia, para não desperdiçar, que registrou diferença de 9,6%, passando de 63,5% para 73,1%. Em seguida, aparece o item orientações sobre os riscos e perigos da energia elétrica que passou de 62,6% para 69,9%. No aspecto informação e comunicação com o consumidor, ano passado 63,9% dos clientes da Cemat avaliaram positivamente. Este ano, chegou ao patamar dos 70,7%.
Noventa e um por cento dos clientes da Cemat reconhecem que a Cemat é eficiente no fornecimento de energia sem interrupção e 83,7% também percebem que há rapidez na volta do produto nos casos de suspensão do fornecimento.
Em alguns aspectos, a performance da Cemat é superior à média Abradee. Um exemplo é o aviso antecipado no caso de desligamento programado, que na Cemat é 14,7% maior que a média Abradee. Na informação e comunicação com o cliente, a média da cemat é 7,2% superior à média Abradee. Os clientes também apontaram na pesquisa realizada para a Abradee pelo Instituto Vox Populi que a Cemat ainda precisa melhorar na exatidão dos dados da conta de luz, na confiança, na agilidade, na transparência e na satisfação geral de seus consumidores. "A Cemat reconhece os pontos que ainda precisa avançar. Por isso está efetuando uma remodelação de sua estrutura física, que consiste na ampliação de sua presença de 100 para 120 municípios, ampliação dos centros regionais de seis para 14 e ainda na criação de 19 Centros Regionais de Engenharia", informa o Vice-presidente de Operações da Cemat, Antonio da Cunha Braga. Nas 43 empresas participantes da sétima rodada da Pesquisa Abradee, foram entrevistadas, em cada uma delas, 625 pessoas. No total, a pesquisa ouviu 40.283 entrevistas em 1.288 municípios.
A pesquisa fez a avaliação de 26 atributos agrupados em cinco áreas: conta de luz, fornecimento, imagem, atendimento e informação.
Resultado 2004 - A maior evolução da Cemat registrada em 2004 pela Pesquisa Abradee foi diagnosticada na área ambiental. De acordo com a pesquisa, a preocupação da Cemat com o ambiente é visível - tanto que o índice de satisfação com as ações da Empresa nessa área passou de 53,7% para 76,3% de um ano para o outro. Em outros itens a melhoria também foi expressiva. No item confiança a evolução foi de 38,42%, a agilidade foi ampliada em 37,12%, a rapidez dos funcionários melhorou em 32,63% e o prazo para realização dos serviços obteve melhoria de 27,26%. De forma geral, o índice de satisfação do consumidor da Cemat aumentou 14,56% em 2004.
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