Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 13:10
Por: Daniel Frykholm

    Imprimir


Os fabricantes de "snus", um produto à base de tabaco que não solta fumaça, prevêem um aumento de vendas na Suécia devido à proibição na quarta-feira do fumo em restaurantes e bares.

Trata-se do quarto país europeu a adotar essa medida. O primeiro foi a Irlanda, que em março de 2004 proibiu o cigarro em bares, restaurantes e locais de trabalho.

A opinião pública sueca, sempre consciente das questões de saúde, recebeu bem a proibição: 85 por cento de apoio, segundo as pesquisas.

"A gente ainda sai principalmente para se embebedar. Fumar é só um bônus", disse Otto Gabrielsson, 23 anos, à Reuters na noite de terça-feira em um bar do centro da capital.

Os snus já é um vício nacional na Suécia. Trata-se de um produto que usa tabaco úmido e é colocado sob a língua, oferecendo uma forte dose de nicotina. Ele produz menos saliva do que o tabaco mascado, o que torna seu uso mais prático — não é necessário ficar cuspindo.

"Estamos fornecendo máquinas de vendas a restaurantes e refrigeradores de snus para bares. O pessoal dos restaurantes demorou um pouco a entrar nessa, mas agora há bastante demanda", disse Mikael Arnebert, porta-voz da Swedish Match, maior fabricante mundial de snus.

Quase 10 por cento dos 9 milhões de suecos usam snus, mas ele é proibido no resto da União Européia devido a incertezas a respeito de seus efeitos sobre a saúde.

O país escandinavo negociou uma exceção antes de aderir à União Européia, em 1995, devido à sua longa tradição no uso do produto.

A Swedish Match, que também vende snus nos Estados Unidos, diz que o produto é menos nocivo que o cigarro. A Organização Mundial da Saúde aponta um maior risco de câncer no pâncreas entre usuários.

A Noruega, que não participa da União Européia, também proibiu o fumo em restaurantes há um ano. Ali, as vendas de cigarros caíram e as de snus cresceram.

"As vendas de snus aumentaram quase 30 por cento (desde a proibição do fumo em restaurantes). Havia uma tendência de alta antes, mas ela foi fortalecida pela proibição", disse Karl Erik Lund, pesquisador do Instituto de Pesquisas sobre Álcool e Drogas da Noruega, que na quarta-feira divulgou um relatório sobre os efeitos da lei.

Itália e Malta são os outros países da UE que já adotaram leis semelhantes. Espanha, Bélgica e Grã-Bretanha também planejam proibir o fumo em lugares fechados.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336765/visualizar/