Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 31 de Maio de 2005 às 23:40

    Imprimir


A safra 2005 de trigo do Paraná, o principal produtor brasileiro, deve cair quase 10 por cento em relação à produção de 2004, para algo em torno de 2,75 milhões de toneladas, informou nesta terça-feira o Deral (Departamento de Economia Rural do Paraná).

No levantamento divulgado nesta terça-feira, o Deral revisou para baixo a área estimada com trigo no Estado, de 1,27 milhão de hectares, em abril, para 1,21 milhão de hectares, em maio.

"No trigo foi feito um ajuste. Havia a expectativa —por causa da redução das lavouras do milho safrinha em função da seca— que a área com trigo superaria a do ano passado, mas não é o que deve acontecer", declarou Richardson de Souza, agrônomo do departamento, admitindo que a crise causada pela seca no setor e os preços baixos podem ter influenciado na intenção de plantio.

Até o momento, os triticultores paranaenses semearam 62 por cento da área, contra 70 por cento no mesmo período do ano passado, quando o Paraná colheu 3,05 milhões de toneladas. de acordo com o Deral.

O plantio dentro do prazo estipulado pelo zoneamento agrícola vai até o final de junho, no Sul do Estado, mas há quem plante até meados de julho, disse ele.

"Vai ser difícil aumentar a área. Se houvesse essa tendência, não teríamos reduzido a estimativa", acrescentou Souza, lembrando que os dados são baseados em pesquisas de campo e também na procura por sementes e insumos.

Outra indicação de que o trigo deve ter a área reduzida, apesar da queda de 35 por cento nas lavouras de milho safrinha, que poderia permitir um avanço do cereal, é o crescimento de 13 por cento das plantações de aveia preta.

"Aumentou a área de aveia preta, que impede que a terra fique descoberta", disse Souza, comentando sobre a opção do produtor por uma cultura menos dispendiosa.

PERDAS DA SAFRA DE VERÃO SE DEFINEM

O agrônomo do Deral afirmou também que o levantamento de maio confirmou e consolidou as perdas na safra de verão decorrentes da estiagem.

Com a colheita de soja praticamente encerrada, a produção deve ficar em 9,3 milhões de toneladas, uma queda de 8 por cento em relação à safra passada. Antes da seca, havia a expectativa de que o Paraná colhesse cerca de 12 milhões de toneladas.

A produção de milho da safra de verão ficou em 6,5 milhões de toneladas, uma redução de 14 por cento na comparação com a anterior.

Já o milho safrinha, também bastante afetado pela falta de chuva, não deve passar de 2 milhões de t (perdas de 42 por cento ante a safra 2003/04). A estiagem dizimou uma área de cerca de 150 mil hectares desse produto no Paraná.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336844/visualizar/