Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 31 de Maio de 2005 às 18:44

    Imprimir


O líder supremo iraniano, o Aiatolá Ali Khamenei disse hoje, terça-feira, que não apoiará nenhum candidato à presidência do país para manter a pureza do processo democrático no pleito, previsto para 17 de junho.

"Alguns dizem que apoio um candidato ou me oponho a outro. Isso não é verdade. Eu tenho um voto e exercerei meu direito no dia das eleições", disse Khamenei em declarações divulgadas pela agência oficial iraniana, Irna.

O líder iraniano pediu, no último dia 23, que o Conselho de Guardiães reconsiderasse sua decisão de excluir da lista definitiva de aspirantes todos os candidatos reformistas para que "todas as correntes" estivessem representadas nas eleições.

Seus conselhos foram escutados, já que no dia seguinte, o Conselho de Guardiães, que tem a última palavra sobre a "aptidão" dos aspirantes à presidência, suspendeu o veto imposto aos dois candidatos reformistas mais populares: Mostafa Moin e Mohsen Mehralizadeh.

Khamenei, representante da ala mais conservadora da República Islâmica, enfrentou em diversas ocasiões o atual presidente do país, Mohamed Khatami, maior representantes dos reformistas iranianos por suas tímidas tentativas de abertura.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336903/visualizar/