Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 31 de Maio de 2005 às 10:02

    Imprimir


O diretor do Departamento de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Nelmon Oliveira, acertou nesta segunda-feira com os técnicos da missão russa o roteiro de visitas a ser cumprido até o fim de julho. Segundo ele, os cinco veterinários da Rússia devem começar nesta terça-feira, no Rio Grande do Sul, o trabalho de inspeção em abatedouros, estabelecimentos de desossa e armazenagem de carnes.

A previsão é de que a visita se estenda até julho, já que os técnicos pretendem vistoriar cerca de 200 estabelecimentos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Tocantins. No Rio Grande do Sul, as inspeções começam pelos abatedouros de aves e suínos e, em São Paulo, pelos de bovinos.

Oliveira explica que a inspeção cobrirá estabelecimentos já habilitados a exportar carnes para o leste europeu e outros que pleiteiam reconhecimento. Só o Rio Grande do Sul tem nove plantas habilitadas a vender carne suína para a Rússia e outras três reivindicam essa prerrogativa.

No ano passado, o Brasil vendeu mais de 288 mil toneladas de carne suína para a Rússia, apesar do embargo provocado pelos focos de aftosa no Amazonas e Pará que interrompeu, de setembro a março deste ano, o comércio de carnes brasileiras com a Rússia.

Ainda este ano, uma missão da Ucrânia virá ao Brasil para avaliar as indústrias exportadoras de carnes, o que poderá resultar na habilitação de novos estabelecimentos.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337046/visualizar/