Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 31 de Maio de 2005 às 09:56
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


"La vai uma chalana, bem longe se vai... Navegando no remanso, do rio do Paraguai". É um pouco desse panorama de um pedaço do Pantanal, interpretado pelo cantor Almir Sater, na música "Chalana", de Paulo Simões, que as secretarias estaduais de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e de Cultura querem apresentar aos turistas do Brasil e do mundo no roteiro turístico de barco entre Cáceres (MT) e Corumbá (MS). A previsão é que o passeio-piloto seja feito, no máximo, em dois meses.

O trajeto é parte da atividade econômica turística regular para ligar as capitais Cuiabá e Campo Grande, pelo Pantanal. A proposta será apresentada no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, de 1º a 5 de junho, em São Paulo. A paisagem em todo o roteiro, explica a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Assis, é uma alternância de diferentes cenários, desde fazendas históricas à rica biodiversidade do Pantanal. Na versão fluvial, serão percorridos 684 Km, desde o porto de Cáceres até ao porto de Corumbá.

"Os turistas vão descer o rio Paraguai, em um roteiro ecológico, histórico e etnoturístico, no qual, por exemplo, vão conhecer os remanescentes dos índios Guatós, na Serra do Amolar", aponta a secretária. O pacote a ser divulgado em São Paulo é composto pelos pontos turísticos de Cuiabá, a contemplação de acervos naturais da rodovia BR-070, que liga a capital mato-grossense a Cáceres, e pontos de visitação em Campo Grande. Na estrada, há a Fazenda Jacobina, que será incorporada como ponto de visita.

Na semana passada, Yêda e a diretora da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nildes Brum, se reuniram em Corumbá, dentro do II Festival da América do Sul, para acertar detalhes do roteiro "Travessia do Pantanal". A proposta inclui também ações da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso e da Fundação Cultural de Mato Grosso do Sul.

Além da atração citada pela secretária Yêda, o roteiro de barco pelo Pantanal vai passar por fazendas centenárias, como Descalvados, Itaici e Morro Branco. O pacote turístico vai ampliar a atividade dentro de um nicho do segmento que tem encontrado impulso junto a empreendedores, pois, nos últimos anos, aumentaram o número de hotéis-fazenda na região pantaneira, diz Yêda.

Será uma forma de potencializar um recurso natural comum aos dois Estados e integrar duas regiões do Brasil com ligação histórica. "Uma das finalidades do novo roteiro é estimular esse tipo de atividade econômica", afirma.

O roteiro de turismo por barco pelo Pantanal tem tradição tanto em Corumbá, quanto em Cáceres. As cidades têm portos onde se encontram ancorados barcos-hotéis, que, nos finais-de-semana levam turistas para pescar e apreciar a vegetação e animais típicos do Pantanal.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337052/visualizar/