Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 30 de Maio de 2005 às 23:55

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, prometeu nesta hoje homenagear os americanos que morreram ou desapareceram no Iraque e Afeganistão enquanto enfrentavam rebeldes destes países, durante o tributo do Memorial Day, nos arredores de Washington, frente a militares, ex-combatentes, dignitários e parentes de militares. Bush prometeu também completar a custosa missão do país nos territórios iraquiano e afegão.

No Cemitério Nacional de Arlington, onde foram enterrados os corpos de várias gerações de militares, Bush depositou uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, fazendo uma saudação solene, enquanto era executada a marcha fúnebre.

"O nome dos homens enterrados ali é conhecido apenas por Deus, mas sua valentia e sacrifício nunca serão esquecidos por nossa nação", disse Bush em um breve discurso. "Consideramos um privilégio sermos cidadãos de um país ao qual servem tantos homens e mulheres corajosos. E devemos homenageá-los concluindo a missão pela qual deram suas vidas, derrotando os terroristas, fazendo a causa da liberdade progredir e construindo um mundo mais seguro", destacou.

O presidente elogiou o sacrifício dos soldados que derrubaram regimes no Afeganistão e Iraque, e também em outros países, na "guerra contra o terror" dirigida pelos Estados Unidos. "Graças ao sacrifício de nossos homens e mulheres uniformizados, dois regimes do medo acabaram", disse Bush.

O secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, que também presidiu a cerimônia, elogiou "os extraordinários homens e mulheres que vestiram o uniforme de nosso país, todos voluntários, que arriscaram a vida para lutar contra os extremistas que ameaçam o nosso povo (...) Aquelas vidas se perderam em nome de uma luta pela verdade eterna da liberdade e do espírito humano".

As homenagens acontecem no momento em que o Iraque sofre uma escalada da violência, e que as autoridades dão prosseguimento à Operação Relâmpago, uma forma de enfrentar os ataques dos rebeldes.

Cerca de 700 pessoas morreram em ataques no Iraque este mês, enquanto o total de membros do exército americano mortos naquele país desde março de 2003 passa de 1.600. O Memorial Day é o tributo anual aos militares mortos enquanto defendiam os Estados Unidos.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337132/visualizar/