Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 30 de Maio de 2005 às 17:10
Por: Jerry Norton

    Imprimir


O ex-presidente norte-americano Bill Clinton elogiou na segunda-feira os esforços da Indonésia para reconstruir a região de Aceh, devastada pelo tsunami de dezembro, mas também cobrou medidas que favoreçam o crescimento econômico, segundo o funcionário encarregado dos projetos.

Kuntoro Mangkusubroto, diretor da Agência de Reabilitação e Reconstrução de Aceh, disse ter ouvido de Clinton que as autoridades devem se concentrar não só na recuperação, mas também na promoção de uma economia diversificada.

"Uma coisa para a qual ele chamou minha atenção é que, com a reconstrução, Aceh pode ficar muito melhor do que antes. Isso significa que não estamos falando só de infra-estrutura e reconstrução, mas também de desenvolvimento econômico", afirmou.

Kuntoro havia almoçado com Clinton, que é representante da ONU para a ajuda às vítimas do tsunami. Ele chegou a Banda Aceh na segunda-feira, como parte de uma viagem a vários países atingidos pela tragédia de 26 de dezembro, em que mais de 228 mil pessoas morreram ou desapareceram no litoral do Índico.

De acordo com Kuntoro, Clinton disse nunca ter visto um plano de reconstrução tão bom quanto o de Aceh. O ex-presidente já havia visitado a região em meados de fevereiro, menos de dois meses depois do tsunami.

"O progresso está incrivelmente rápido, e ele ficou realmente satisfeito com o fato de todas as ONGs já terem me apresentado 181 conceitos de projetos. Isso são cerca de 600 milhões de dólares", afirmou Kuntoro.

Antes do tsunami, a economia de Aceh era dedicada principalmente à agricultura e à pesca. Parte da província tem gás natural, mas essa atividade não gera muitos empregos. No dia 19, Kuntoro disse que já tinha recebido 1,2 bilhão de dólares em ajuda estrangeira à reconstrução. A agência espera liberar quase 5 bilhões nos próximos anos.

A chegada de Clinton a Aceh desmentiu as especulações de que, exausto, ele iria cancelar uma das etapas da viagem. Ele foi submetido a duas cirurgias cardíacas no último ano.

"Ele está ótimo. Parece saudável, caminha com firmeza. Não vejo nenhum sinal de cansaço", disse Kuntoro.

Jehane Sedky-Lavandero, assessora de imprensa de Clinton, também negou as especulações. "A verdade é que ele não está cansado. Não consigo acompanhá-lo, e tenho só 32 anos."

No domingo, Clinton visitou as Maldivas, terceira etapa da sua viagem, mas teve de cancelar uma excursão a um remoto atol devido ao mau tempo, segundo autoridades. Essa notícia desencadeou as especulações de que o ex-presidente estaria doente.

Clinton, que começou sua viagem pela Índia, no sábado visitou a destruída costa leste de Sri Lanka.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337204/visualizar/