Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 30 de Maio de 2005 às 14:10

    Imprimir


O presidente de Israel, Moshé Katsav, disse nesta segunda-feira em Berlim que lhe parece impressionante a determinação dos políticos alemães na luta contra o anti-semitismo, mas constatou "sinais alarmantes" do auge desse fenômeno na Alemanha e na Europa.

Em sua visita à Alemanha por ocasião do quadragésimo aniversário do início de relações diplomáticas entre os dois países, o presidente israelense afirmou que a democracia alemã "tem as ferramentas adequadas" para combater o anti-semitismo.

O presidenete alemão, Horst Köhler, declarou, por sua vez, que a política alemã está atenta ao crescimento do anti-semitismo e à extrema direita e que esse fenômeno se combate na Alemanha a partir de "uma frente ampla".

Os dois dirigentes decidiram hoje criar um "fundo de futuro" alemão-israelense, dotado com uma quantia ainda a ser determinada e que é destinado a promover o intercâmbio acadêmico juvenil nos âmbitos cultural e científico.

Köhler e Katsav se disseram preocupados com o suposto esquecimento do Holocausto e afirmaram que as relações entre os dois países devem se basear - "também nos próximos quarenta anos" - na lembrança do extermínio. "O trauma do passado deve ser o fundamento para a construção de um futuro melhor", afirmou Katsav.

O presidente israelense viajou a Berlim com sua mulher, Gila Katsav, e ambos ficarão na Alemanha até quarta-feira para completar um programa que inclui reuniões com os principais políticos do país e várias atividades culturais.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337284/visualizar/