Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 30 de Maio de 2005 às 08:48

    Imprimir


Bagdá - Soldados do exército norte-americano detiveram nesta segunda-feira Mohsen Abdel Hamid, líder do Partido Islâmico do Iraque (PII), uma das principais organizações políticas sunitas. Também foram detidos juntamente com Abdel Hamid três de seus filhos e oito Guarda-costas, segundo fontes do escritório política do Partido Islâmico. Considerado o ramo iraquiano dos Irmãos Muçulmanos, o Partido Islâmico aderiu ao boicote eleitoral dos grupos sunitas.

As prisões aconteceram de manhã cedo, quando o político sunita se encontrava em sua casa, no bairro de Al-Jadra, oeste de Bagdá. "Soldados americanos entraram na casa, destruíram parte da mobília e também levaram diversos objetos de valor", acrescentou a fonte.

Mohsen Abdel Hamid foi um dos 25 membros do Conselho de Governo instalado pelos Estados Unidos após derrubar o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein. Seu partido fez parte do primeiro governo de transição fomentado por Washington.

Neste mês, Abdel Hamid participou em Bagdá de um congresso sunita do qual emergiu a denominada "Aliança Unida Sunita", grupo desta comunidade muçulmana que representa 20% da população iraquiana, que pretende resistir ao predomínio do novo governo xiita.

Irmãos Muçulmanos é um movimento nascido no Egito nos anos 1930 que propunha a reforma religiosa, política e intelectual do Islã, sonhando com um retorno às origens da era islâmica. Em algumas nações são considerados ilegais, acusados de fomentar o terrorismo.





Fonte: AE - EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337377/visualizar/