Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 30 de Maio de 2005 às 08:26
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Uma caravana de 250 pessoas, composta por empresários, operadores de turismo, agência de viagens, artesãos, artistas, autoridades (prefeitos, secretários e vereadores) e jornalistas, vai representar Mato Grosso no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, entre os dias 1° e 5 de junho, em São Paulo. Durante o evento, que será realizado no Expo Center Norte, serão apresentados 438 novos roteiros turísticos identificados em 111 regiões turísticas (com 1.483 Municípios) e mapeadas pelo Programa de Regionalização do Turismo. O programa foi lançado pelo Governo Federal, em abril do ano passado. O Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria do Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), vai apresentar cinco roteiros definidos em quatro pólos.

O Salão do Turismo terá a participação dos 26 Estados e mais o Distrito Federal. São esperadas cerca de 100 mil pessoas, nos cinco dias do evento. O público-alvo são gestores públicos, empreendedores de micro e pequenas empresas, profissionais do setor, operadores e agentes de viagens, jornalistas, pesquisadores, professores, estudantes e o público em geral. A meta é impulsionar o programa de regionalização do turismo e vender, durante jornadas de negócios, os novos produtos formatados, tanto para o mercado nacional como para o internacional.

Para a secretária Yêda Assis, titular da Sedtur, o Salão do Turismo será uma grande oportunidade para o Governo de Mato Grosso mostrar que, além de ser um grande celeiro do mundo, o Estado possui uma rica diversidade turística.

"Estamos aptos a colocar no mercado, tanto para o interno como para o externo, roteiros turísticos formatados", disse a secretária, que estará presente na abertura, às 11h da próxima quarta-feira, 1° de junho. A solenidade contará com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia.

Os cinco roteiros de Mato Grosso a serem apresentados estão situados nos Pólos Amazônia, Araguaia, Pantanal e Cerrado. Um dos roteiros a ser mostrado é o Xingu, que integra o Roteiro Ecoturismo, dentro do Pólo Amazônia, o qual proporciona a oportunidade de observar a cultura indígena junto às comunidades trumai e waurã. Em Feliz Natal (536 km ao Norte de Cuiabá), numa área fora do Parque Indígena do Xingu, foi montada a Aldeia Puiwa Poho, onde o turista pode conhecer um pouco da rotina de uma tribo.

A seleção dos roteiros que serão apresentados oficialmente em São Paulo foi um processo que começou no ano passado e culminou, neste ano, com a realização de um seminário. Além do Roteiro Ecoturismo (engloba os quatro pólos), serão apresentados os Roteiros Evento e Negócios (Região Metropolitana, Cuiabá e Várzea Grande, onde se pode conhecer a tecnologia e logística do agronegócio), Pesca Esportiva (Pólos Pantanal, Amazônia e Araguaia), Aventura (Pólos Cerrado, Pantanal e Amazônia) e Roteiro Místico (Pólos Araguaia e Cerrado).

INTERESSE - Para a próxima fase, novos Municípios e regiões de Mato Grosso, como a do Vale do Guaporé, poderão ser incluídos nos roteiros turísticos. "Vai depender, basicamente, do interesse demonstrado pelos Municípios e seus prefeitos", diz a secretária Yêda. Interesse conforme o demonstrado, por exemplo, por prefeitos do Médio-Norte, que se mobilizaram e solicitaram à Sedtur a realização de um seminário, como o ocorrido na sexta-feira da semana passada em Diamantino (a 208 km da Capital) . Doze Municípios estiveram representados no encontro, dos quais nove pelos seus prefeitos, além de empresários do turismo e reitores de faculdades. Ao final do seminário em Diamantino, foi assinada uma carta compromisso, na qual os representantes definiram três metas para o desenvolvimento do turismo no Médio-Norte, as quais possibilitarão a inclusão da região na segunda fase do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, que começa até o mês de agosto, quando novo convênio será assinado com o Ministério do Turismo.

As metas são as seguintes: definir como prioridade estratégica o desenvolvimento do Turismo nos seus respectivos Municípios (inclui a criação de conselhos municipais de turismo, cultura e meio-ambiente e contratação de bacharéis em turismo e estagiários para atuarem nos setores específicos das Prefeituras); desenvolver Políticas Públicas em prol do Desenvolvimento do Turismo em seus Municípios (envolve a elaboração dos planos estratégicos e criação de legislação municipal específica de proteção do patrimônio histórico, turístico e ambiental); promover a Estruturação e Qualificação dos atrativos e equipamentos turísticos (inclui capacitação dos técnicos, identificar e inventariar o patrimônio turístico, histórico e cultural, criação de espaços de difusão cultural nos casarios do centro histórico e estabelecer projetos prioritários para o turismo da região Médio-Norte).





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337399/visualizar/