Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 27 de Maio de 2005 às 20:44

    Imprimir


Os Estados Unidos rejeitaram hoje o pedido da Venezuela para prender e extraditar um exilado cubano responsável por um atentado contra um avião. O caso contradiz o compromisso norte-americano de combater todas as formas de terrorismo. O governo Bush considerou "claramente inadequado", devido à falta de provas, o pedido do governo venezuelano para que Luis Posada Carriles seja detido e extraditado, disse uma fonte do Departamento de Estado, que pediu anonimato.

De acordo com essa fonte, a Venezuela poderá fazer um novo pedido de extradição contra o ex-colaborador da CIA, caso apresente mais provas. Posada Carriles é acusado de tramar, na Venezuela, a explosão de um avião da empresa Cubana de Aviación, em 1976, que matou 73 pessoas.

Posadas, que promete derrubar o regime cubano de Fidel Castro, já está detido nos EUA devido às acusações de entrar ilegalmente no país no ano passado.

O embaixador venezuelano em Washington, Bernardo Alvarez, confirmou que o governo Bush escreveu à Venezuela rejeitando o pedido de "prisão provisória", datado de 13 de maio. "É importante que finalmente tenhamos alguma informação sobre o status do pedido", disse Alvarez.

Diante desse caso, as autoridades dos EUA vivem um dilema entre manter a tradicional simpatia pelos exilados cubanos ou agir com rigor contra um suspeito de terrorismo internacional.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337731/visualizar/