Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 27 de Maio de 2005 às 16:50

    Imprimir


O mercado mundial de servidores cresceu 5,3 por cento, para 12,1 bilhões de dólares, no primeiro trimestre, com a receita de servidores que usam Windows se equiparando ao faturamento de máquinas Unix pela primeira vez, afirmou a empresa de pesquisa IDC nesta sexta-feira.

A receita de servidores Windows cresceu 12,3 por cento, para 4,2 bilhões de dólares no trimestre, com vendas unitárias crescendo 10,7 por cento. Enquanto isso, os servidores com sistema Unix viram expansão de receitas da ordem de 2,8 por cento, para 4,2 bilhões de dólares, enquanto as vendas unitárias subiram 5 por cento.

"O nível equivalente de gastos em ambos os segmentos neste trimestre mostrou que os servidores Windows ganharam impulso entre os servidores empresariais devido a uma combinação de maior investimento e melhores configurações", disse o vice-presidente de Computação Empresarial, Jean Bozman.

O IDC informou que o total da receita de servidores cresceu pelo oitavo trimestre consecutivo, com clientes investindo em novas infra-estruturas.

Mas a taxa de crescimento desacelerou, com a exportação de unidades crescendo 13,5 por cento, menor nível em dois anos. A desaceleração ocorre pelo aumento moderado no segmento de servidores de alto volume e por uma comparação anual mais acirrada.

A IBM garantiu o topo no total de receitas provenientes de servidores, com 28,3 por cento de participação no mercado, mas viu a segunda maior fornecedora, a Hewlett-Packard, reduzir a diferença, em um empate estatístico de 27,6 por cento do mercado.

A Dell obteve o maior crescimento de receita em base anual, de 16,6 por cento, obtendo um empate técnico no terceiro lugar do total de receita, representando 10,8 por cento do mercado. Enquanto isso, a participação da Sun Microsystems caiu ligeiramente para 9,9 por cento, de acordo com o IDC.

A Fujitsu/Siemens ficou em quinto lugar entre as fabricantes de servidores, com uma fatia de mercado de 8,1 por cento.

As vendas de servidores que usam o sistema operacional livre Linux aumentaram 35,2 por cento, para 1,2 bilhão de dólares, o que representa cerca de 10,3 por cento do mercado total. A participação da plataforma livre foi a maior já registrada.

A HP permanece em primeiro lugar no mercado de servidores Linux com 27,7 por cento, seguido pela IBM, com 19,8 por cento.

O crescimento da participação dos servidores x86 no mercado, que usam microprocessadores da Intel ou AMD, foi de 13,2 por cento, para cerca de 5,8 bilhões de dólares, no mundo todo.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337781/visualizar/