Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 26 de Maio de 2005 às 02:39
Por: Cida Fontes, Gilse Guedes e De

    Imprimir


Brasília - O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) assinou nannoite desta quarta-feira o requerimento de criação da CPI dos Correios. A decisão foi anunciada num pronunciamento emocionado feito agora da tribuna. Durante o dia, Suplicy havia anunciado que iria se curvar à decisão da bancada do PT de não dar apoio à CPI, mesmo considerando que essa decisão era errada.

Ele chegou inclusive a divulgar uma carta que enviou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressando sua posição. No pronunciamento, Suplicy disse que decidiu assinar o requerimento porque por uma questão de consciência. "Mesmo que eu tenha que ser cassado e abrir mão de ser candidato ao senado em 2006", disse.

Suplicy disse que tomou a melhor decisão. Com a voz embargada, ele disse que refletiu durante todo o dia sobre o que deveria fazer e ressaltou que, pela primeira vez, vai seguir uma posição diferente da que foi adotada pela bancada do PT.

Num aparte, o senador Cristovam Buarque (PT-DF), disse que vai seguir a orientação da bancada de não assinar o requerimento, afirmando que, no dia em que tiver de desobedecer uma orientação do partido, ele deixará o PT.

O discurso de Suplicy foi acompanhado atentamente por vários senadores, como Paulo Paim (PT-RS), Pedro Simon (PMDB-RS), Heloisa Helena (PSOL-AL) e Antero Paes de Barros (PSDB-MT), que aplaudiram o senador paulista quando ele anunciou sua decisão.

O ex-líder do governo na Câmara Professor Luizinho (PT-SP) que a decisão de Suplicy (PT-SP) não prejudica o trabalho que o PT está fazendo na Câmara para conseguir a retirada de apoios à CPI.

"Nós temos equilíbrio e responsabilidade", disse Luizinho."Não vamos permitir a desestabilização de um projeto que está dando certo. O choro de Suplicy é sobre um defunto já enterrado. Ele não precisava ter feito esse teatro todo, porque, no Senado, as assinaturas já foram obtidas. É uma pena que ele passe a ser mais um a ser utilizado pelo PFL e pelo PSDB contra o presidente Lula".




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337907/visualizar/