Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 24 de Maio de 2005 às 16:30

    Imprimir


La Paz - Milhares de camponeses, vindos de todas as direções da cidade, cercaram a principal praça de La Paz com a intenção de ocupá-la para exigir a nacionalização dos hidrocarbonetos e a convocação de uma Assembléia Constituinte. Os camponeses ingressaram das partes baixa e alta da cidade, portando cartazes e "whipalas" (a bandeira multicolorida indígena) e ocuparam as quatro entradas da Praça Murillo, depois de superar as barreiras policiais colocadas a uma quadra de distância.

A polícia bloqueou a passagem dos manifestantes ao meio-dia, quando já estavam prestes a ingressar na praça na qual estão localizados os palácios de Governo e do Congresso. Os policiais lançaram grandes quantidades de gás lacrimogêneo, balas de borracha e jatos de água. Muitos dos camponeses estavam munidos de paus e pedras, com as quais responderam às bombas e balas. Enquanto isso, os comércios fechavam suas portas.

Somaram-se aos camponeses milhares de manifestantes que chegaram da cidade de El Alto. Grupos de professores e universitários bloquearam outras ruas do centro urbano. Depois do primeiro choque com a polícia, os camponeses voltaram a se reunir a uma quadra de distância, com o propósito de se manter no local.





Fonte: Ansa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337998/visualizar/