Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 22 de Maio de 2005 às 18:40

    Imprimir


Washington - Os Estados Unidos acusaram o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, de ser parcialmente responsável pelo fracasso nos esforços de erradicar o cultivo de papoula no país, disse o jornal norte-americano The New York Times na edição deste domingo, dia em que Karzai inicia visita aos EUA. Segundo a ONU, só no ano passado, o Afeganistão respondeu por mais de 80% da demanda mundial por heroína.

O jornal cita uma mensagem enviada no último dia 13 pela embaixada dos Estados Unidos em Cabul para a secretária de Estado, Condoleezza Rice, que diz que Karzai "não está disposto a reafirmar uma liderança forte" para conter o comércio ilegal de heroína - um derivado da papoula. v "Apesar de o presidente Karzai estar a par das dificuldades de se implementar um programa eficiente, ele tem se mostrado pouco disposto a reafirmar sua liderança, até mesmo em sua província-natal, Kandahar", diz a mensagem.

A mensagem também critica a Grã-Bretanha por ser "substancialmente responsável" pelo fracasso em impedir o alastramento do cultivo da papoula. O texto diz que funcionários do governo britânico têm se recusado a redirecionar os esforços para as principais áreas de plantação.

Nesta segunda-feira, Hamid Karzai se encontra com o presidente norte-americano, George W. Bush, em Washington, em meio a uma crise que envolve a custódia de prisioneiros afegãos mantidos pelos Estados Unidos. No sábado, antes de embarcar, Karzai afirmou que pediria a transferência de custódia, além do controle das operações militares americanas no Afeganistão. O Departamento de Estado americano afirmou que as acusações estão sendo investigadas.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338418/visualizar/