Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 21 de Maio de 2005 às 19:20

    Imprimir


O presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou hoje que o partido pediu aos parlamentares petistas que retirem seu apoio à abertura da CPI dos Correios durante a reunião do Diretório Nacional do Partido, em São Paulo. Genoino disse que não devem ocorrer punições para quem não seguir a orientação, mas até os deputados e senadores que já assinaram o requerimento devem retirar o apoio.

Dirceu diz que CPI pretende desestabilização O líder petista ressaltou que a CPI é um direito da oposição. Entretanto, afirmou que os partidos oposicionistas estão querendo usar o caso para atacar o governo. Genoino defendeu durante a reunião que a CPI tem a intenção de sucatear os Corerrios. Segundo ele, o objetivo seria tirar da empresa o monopólio sobre os serviços postais, atendendo a interesses de empresas privadas, "especialmente concessionárias de energia e telefonia".

Durante a semana, os deputados da ala de esquerda do PT anunciaram apoio à criação da CPI. Um dos principais representantes da corrente esquerdista, o deputado Chico Alencar (RJ), afirmou que o grupo daria 13 assinaturas no requerimento apresentado pela oposição.

A crítica à oposição e sua intenção de realizar a CPI foi unânime entre os líderes petistas presentes no encontro. O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, afirmou que os partidos de oposição, liderados pelo PSDB, pretendem "de forma irresponsável" criar "uma crise institucional artificial", com o objetivo de "desestabilizar o governo Lula". De acordo com o ministro, o PSDB quer antecipar a sucessão presidencial, por isso insiste na criação da CPI para investigação das denúncia de corrupção nos Correios. O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), criticou o governo tucano do PSDB em São Paulo por impedir a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para investigá-lo, há onze anos. Ele atacou dizendo que o governo Lula não tem esta prática, ao contrário dos governos do PSDB. "Nosso partido tem muita dificuldade de lidar com a possibilidade de abafar CPI. Acho que deveríamos pedir assessoria ao governador Alckmin e ao PSDB que são especialistas em abafar CPI. Só em São Paulo são 44 CPIs abafadas ao longo deste governo", declarou o senador ao chegar para a reunião.

Mercadante afirmou que quem conhece e tem uma sistemática permanente de abafar CPI é o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP). "Se continuar neste ritmo, seguramente vai entrar para o Guinness Book", ironizou o senador petista.

A CPI mista dos Correios investigará esquema de propina na estatal, comandado por indicados do PTB, partido aliado ao governo.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338514/visualizar/