Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 21 de Maio de 2005 às 09:55
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


O diretor de Políticas para as Comunidades Tradicionais da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Carlos Alberto Santos de Paulo, esteve nesta sexta-feira (20.05) na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec). O motivo da visita foi discutir, junto à secretária Terezinha Maggi, os ajustes finais para a 1º Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

A data de realização da Conferência está prevista para a primeira quinzena de junho, no Hotel Fazenda Mato-Grosso, em Cuiabá. De acordo com essa decisão, o grupo de Trabalho Estadual, responsável pelo evento, definirá os últimos preparativos.

“Durante a conferência será feita uma análise da população afro-descendente, povos indígenas, orientais, judeus, ou seja, todas as etnias que sofrem algum tipo de discriminação. Neste momento, serão propostas políticas de promoção à igualdade racial na esfera estadual, consolidando as propostas apresentadas durante as conferências municipais já realizadas”, destacou o professor Antonio Moura, que faz parte do grupo de trabalho da conferência.

Segundo o professor, Mato Grosso é um dos Estados de maior diversidade étnica do Brasil. Ao todo, são mais de 30 etnias indígenas, 55 comunidades quilombolas, sem contar com as comunidades tradicionais e população provenientes de outros Estados.

Para o diretor de Políticas para as Comunidades Tradicionais da Seppir, Carlos Alberto Santos de Paulo, este fórum é fundamental para a defesa de diretrizes de promoção a igualdade racial. “Será o momento de unir esforços entre Estado e a sociedade civil”, salientou.

O evento reunirá delegados eleitos pelas plenárias regionais realizadas nos Municípios de Vila Bela, Colider, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Diamantino, Rondonópolis, Cáceres, Baixada Cuiabana (Várzea Grande), Juína e Cuiabá.

“De todos os delegados, 22 serão eleitos para representar Mato Grosso durante a 1º Conferência Nacional de Promoção à Igualdade Racial, convocada pelo presidente Lula. Além de uma representação especial de religiosos de matriz africanas, populações quilombolas e indígenas”, explicou o representante do grupo de trabalho da conferência, Francisco Assis de Oliveira.

Outro objetivo do evento é discutir a reparação do negro. “Queremos saber qual será a política de Governo em defesa dos direitos dos negros e índios. Vivemos no meio da diferença e temos que aprender a lidar com ela. Este evento propõe uma sociedade com melhores condições, sem violência ou desigualdade. Uma sociedade mais integrada”, disse Francisco Assis de Oliveira.

Em nível de Estado, a Conferência de Promoção da Igualdade Racial já foi realizada em diversas regiões do país como Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Sergipe e Distrito Federal.

Tendo em vista a importância do evento, o Governo de Mato Grosso dará total apoio à realização dessa conferência. “Vamos auxiliar no que for preciso e viabilizar toda estrutura necessária para a discussão de um assunto que visa principalmente, a integração de uma sociedade”, ressaltou a secretária Terezinha Maggi.

Já a 1º Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial inicia no dia 30 de junho, em Brasília. O tema central da conferência será “Estado e Sociedade – Promovendo a Igualdade Racial”.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338647/visualizar/