A interdição parcial da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como CPA, em Cuiabá, está prevista para começar logo após o Natal, para a execução das obras do viaduto, cuja intervenção é ligada à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), modal escolhido para a Copa de 2014.
A rota oficial de desvio foi aprovada nesta semana pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU). O tráfego na Avenida do CPA será redirecionado para o Centro Político Administrativo, que terá as duas ruas que margeiam a Praça das Bandeiras com sentido invertido para amenizar os transtornos provocados pelo projeto.
O motorista que segue pela avenida no sentido CPA – Centro deverá entrar à direita na primeira rua após a Praça das Bandeiras e, em seguida, virar à esquerda na rua ao lado da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema). Ao chegar próximo à Secretaria estadual de Educação (Seduc), deverá virar novamente à esquerda, retornando à Avenida do CPA.
Outra alteração é a inversão de sentido em uma das principais vias do Centro Político Administrativo – a rua que dá acesso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e a outros órgãos, como as secretarias de Segurança e de Saúde. Até então usada para entrar no CPA, essa via agora funcionará como saída, ou seja, em vez de subir os motoristas deverão descer até chegar à Avenida do CPA.
OBRA
Em formato de ferradura, o viaduto terá 278 metros e contribuirá para descongestionar a avenida. O VLT passará por baixo do elevado e a parte superior será usada pelos motoristas que desejam fazer a conversão.
Comentários