Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 12:44

    Imprimir


O Prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional 2005 recebeu 15 candidaturas de 13 países na sua 25ª edição.

Os membros do júri iniciarão suas deliberações na terça-feira e divulgarão sua decisão no dia seguinte. Outras candidaturas poderão ser apresentadas antes do início da reunião.

As quinze candidaturas vêm de Alemanha, Bolívia, Equador, Eslovênia, Estados Unidos, França, Itália, México, Portugal, Reino Unido, Suíça, Venezuela e Espanha.

O júri será integrado pelo ex-presidente do governo espanhol Leopoldo Calvo Sotelo, o ex-primeiro-ministro de Portugal Francisco Pinto Balsemão e o presidente na Espanha do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Antonio Garrigues, e outros.

Também farão parte do júri o presidente da Agência EFE, Alex Grijelmo, os diplomatas espanhóis Emilio Cassinello e Yago Pico de Coaña e o diretor de projetos da Nasa na Espanha, Luis Ruiz de Gopegui.

O Programa Erasmus recebeu em 2004 este prêmio que em edições anteriores foi para o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o Comitê Científico para a Pesquisa na Antártida, na Estação Espacial Internacional, e políticos como Fernando Henrique Cardoso, Helmut Kohl, Mario Soares, Yitzhak Rabin e Yasser Arafat.

Os prêmios, dotados com 50.000 euros (60.000 dólares) e a reprodução de uma estatueta desenhada por Joan Miró, serão entregues em uma cerimônia que acontecerá no próximo semestre no Teatro Campoamor de Oviedo, sob a presidência do Príncipe Felipe, herdeiro da coroa espanhola.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338930/visualizar/