Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 11:44

    Imprimir


O Partido Social-Democrata (SPD), do chanceler alemão Gerhard Schröder, pretende se manter no poder no populoso estado de Renânia do Norte-Westfália e irá ao comício final respaldado pelo presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero. As pesquisas indicam que o partido do chanceler pode perder a hegemonia que tem no estado há 39 anos na eleição, que será no domingo.

A Renânia do Norte-Westfália é o único estado federado governado por uma coalizão vermelho-verde, à imagem do governo de Schröder.

Esse é o último grande teste direto com o eleitorado alemão para as eleições gerais de outono de 2006, um termômetro para o qual estão convocados 13,3 milhões de eleitores.

Todos os analistas concordam em destacar que não há uma relação direta entre os resultados dessas eleições regionais e as futuras legislativas. Essa será sem dúvida a tese à qual recorrerá o setor derrotado no domingo, e os vencedores tentarão tirar proveito político.

Sete pontos separam, segundo as últimas pesquisas de várias redes de televisão, o atual governante, o social-democrata Peer Steinbrück, do candidato da opositora União Democrata-Cristã (CDU) Jürgen Rüttgers, ex-ministro de Educação, Ciência e Pesquisa do último governo de Helmut Kohl.

A balança das pesquisas pré-eleitorais se inclinou, desde o início da campanha, a favor da oposição conservadora, que há algumas semanas tinha até dez pontos de vantagem sobre Steinbrück.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338943/visualizar/