Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 10:07

    Imprimir


O tablóide britânico The Sun publica nesta sexta-feira fotos inéditas do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein de cuecas ou lavando ele mesmo suas calças na cela em que espera julgamento por genocídio, entre outros crimes contra a humanidade. O The Sun, pertencente ao magnata da imprensa australiano Rupert Murdoch, afirma saber onde o ex-ditador iraquiano está preso, mas decidiu não revelar o lugar atendendo a pedido do governo americano.

Fontes militares dos Estados Unidos decidiram tornar públicas as fotos com a esperança de dar um duro golpe na resistência iraquiana, afirma o jornal.

"Saddam não é um super-homem ou Deus, mas um velho humilhado", afirmou a fonte americana ao jornal, segundo a qual "é importante que os iraquianos vejam Saddam assim para destruir o mito".

O The Sun dedica a capa e mais quatro páginas à reportagem, que também inclui uma foto que mostra o ex-presidente dormindo e outra em que aparece vestido de preto passeando pensativo.

Segundo o tablóide britânico, Saddam Hussein é submetido à observação permanente por três câmeras instaladas em vários lugares da sua cela, inclusive quando utiliza o banheiro, para evitar que possa se suicidar.

A maior parte do tempo o ex-ditador passa em uma cela de pouco mais de 2,7 por 3,6 metros, em que dispõe de ar condicionado.

Saddam dorme com cobertores do exército americano e tem três refeições ao dia.

Os únicos móveis de sua cela são uma mesa para escrever e uma cadeira de plástico cor de rosa que se vê em uma das fotos em que Saddam aparece cabisbaixo lavando suas calças.

Para alimentar sua vaidade, é permitido a ele, segundo o jornal, tingir o cabelo de preto como quando era o presidente de seu país.

Segundo seus guardiões, os dias em que não recebe visita de seus advogados, o ex-ditador passeia pelo pátio enquanto lê o Corão ou medita com o olhar perdido nas paredes de sua cela.

O ex-ditador raramente se mistura com outros presos, para evitar o risco de que seja assassinado, e se distingue por seu bom comportamento na prisão.

"Saddam e outros ex-dirigentes do regime são agora só velhos resignados, que esperam seu destino. A maioria sabe que é a forca", disse uma fonte ao tablóide.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338981/visualizar/