Repórter News - reporternews.com.br
Treino de domingo deve ser extinto após Mônaco
Os polêmicos treinos classificatórios nos domingos devem ser eliminados após o GP de Mônaco, neste fim de semana, e o grid de largada será definido na sessão única do sábado.
A FIA, entidade que comanda o automobilismo mundial, informou na sexta-feira que as dez equipes "já aceitaram unanimemente uma proposta para mudar o procedimento classificatório para a Fórmula 1, com efeito imediato."
Formulários para a aprovação final estão sendo enviados por fax às equipes. O prazo para a resposta é quarta-feira.
Por isso, um porta-voz da FIA disse que o novo formato pode estar em vigor já no GP da Europa, em Nuerburgring, na Alemanha, disputado em 29 de maio.
A proposta é que o grid de largada seja definido em um treino aos sábados, entre 13h e 14h. Cada piloto teria uma volta lançada, assim como acontecia no ano passado.
Os times não poderiam reabastecer os carros ou modificá-los entre a classificação e a corrida. A ordem de entrada na pista seria a mesma que vale atualmente para os treinos de sábado - o vencedor da prova anterior tem a vantagem de ser o último a sair para a pista.
Nas seis primeiras provas desta temporada (até Mônaco), o grid foi definido pela combinação dos tempos de sábado e domingo.
As sessões de domingo pela manhã não fizeram sucesso nas emissoras de TV - algumas retiraram a definição do grid da programação. Outras figuras influentes também rejeitaram a fórmula.
O presidente da Fiat e da Ferrari, Luca di Montezemolo, disse no mês passado, no GP de San Marino, que não é admissível um sistema que não permita aos torcedores saberem pelos jornais de domingo quem vai largar na frente.
A definição do grid tornou-se uma dor de cabeça para os organizadores da F-1 nos últimos anos. O treino aberto de sábado foi substituído em 2002 por um formato em que cada piloto só pode dar uma volta. Já houve experiências de realizar treinos na sexta e no sábado, ou duas sessões no sábado.
Muitos ainda almejam a volta aos velhos tempos, quando não havia as variações no nível de combustível, o que eleva a estratégia dos treinos à categoria de mistérios. Naquela época, dizem os saudosistas, a torcida sabia que o mais veloz realmente largaria na pole.
A FIA, entidade que comanda o automobilismo mundial, informou na sexta-feira que as dez equipes "já aceitaram unanimemente uma proposta para mudar o procedimento classificatório para a Fórmula 1, com efeito imediato."
Formulários para a aprovação final estão sendo enviados por fax às equipes. O prazo para a resposta é quarta-feira.
Por isso, um porta-voz da FIA disse que o novo formato pode estar em vigor já no GP da Europa, em Nuerburgring, na Alemanha, disputado em 29 de maio.
A proposta é que o grid de largada seja definido em um treino aos sábados, entre 13h e 14h. Cada piloto teria uma volta lançada, assim como acontecia no ano passado.
Os times não poderiam reabastecer os carros ou modificá-los entre a classificação e a corrida. A ordem de entrada na pista seria a mesma que vale atualmente para os treinos de sábado - o vencedor da prova anterior tem a vantagem de ser o último a sair para a pista.
Nas seis primeiras provas desta temporada (até Mônaco), o grid foi definido pela combinação dos tempos de sábado e domingo.
As sessões de domingo pela manhã não fizeram sucesso nas emissoras de TV - algumas retiraram a definição do grid da programação. Outras figuras influentes também rejeitaram a fórmula.
O presidente da Fiat e da Ferrari, Luca di Montezemolo, disse no mês passado, no GP de San Marino, que não é admissível um sistema que não permita aos torcedores saberem pelos jornais de domingo quem vai largar na frente.
A definição do grid tornou-se uma dor de cabeça para os organizadores da F-1 nos últimos anos. O treino aberto de sábado foi substituído em 2002 por um formato em que cada piloto só pode dar uma volta. Já houve experiências de realizar treinos na sexta e no sábado, ou duas sessões no sábado.
Muitos ainda almejam a volta aos velhos tempos, quando não havia as variações no nível de combustível, o que eleva a estratégia dos treinos à categoria de mistérios. Naquela época, dizem os saudosistas, a torcida sabia que o mais veloz realmente largaria na pole.
Fonte:
Reuters
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338992/visualizar/
Comentários