Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 23:00

    Imprimir


Genebra - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) já havia alertado os Estados Unidos sobre o desrespeito ao Corão por parte de militares americanos durante interrogatórios na Base Naval de Guantánamo, disse um porta-voz da entidade. Delegados do CICV avisaram "relevantes autoridades americanas" sobre os casos de desrespeito ao livro sagrado do Islã e receberam a resposta de que medidas seriam adotadas para impedir os abusos, afirmou o porta-voz Simon Schorno. Ele recusou-se a entrar em detalhes sobre os tipos de desrespeito denunciados.

"Nós nos referíamos basicamente em desrespeito ao Corão em termos gerais, e a coisa parou por ali", disse Schrono à Associated Press. "Nós acreditamos que, desde então, as autoridades americanas tomaram as medidas por nós recomendadas em nossa intervenção."

O CICV, uma entidade neutra, denunciou os desrespeitos em reuniões confidenciais com autoridades americanas em 2002 e 2003. Desde disso, foi verificado que eventuais desrespeitos ao livro sagrado do Islã teriam parado. "Esta é nossa compreensão e tem como base as informações colhidas por nós em diversas visitas a Guantánamo", disse Schorno em conversa por telefone.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339124/visualizar/