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Procura pelo Procon aumentou em 2005
Mais de oito mil pessoas já procuraram o sistema de Defesa do Consumidor do Governo Estado, este ano. Em quatro meses, 8.796 consumidores buscaram os serviços do Procon-MT e deste total 2.030 casos geraram investigações preliminares com intuito de mediar as relações de consumo.
De acordo com o relatório, 324 reclamações foram prontamente atendidas, 55 foram arquivadas pelo consumidor, 16 foram multadas, 1.576 estão em andamento e 69 serão julgadas por descumprimento de acordo. Das 1.632 audiências realizadas em 2005, 98,8% resultaram em acordos e 19 processos foram julgados pelo Conselho Recursal do órgão.
“O número de reclamações atendidas, e, o índice de acordos entre consumidores e empresas que procuram o serviço gratuito do Procon tem aumentado gradativamente ano após ano. Se compararmos com o mesmo período de 2004, as reclamações e processos registrados cresceram 15%”, explicou a superintendente do órgão, Vanessa Rosin, que, avalia como positivo os números.
Além do setor de Atendimento ao Consumidor e do Núcleo de Conciliação, o Procon-MT registrou na Gerência de Administração 3.550 atendimentos. “Emitimos 151 certidões e enviamos 2.200 correspondências com aviso de recebimento a fornecedores e reclamantes informando sobre a situação do processo”, lembrou Vanessa.
Mas, não foram só os consumidores que procuraram pelo órgão. Em consonância com as ações de cidadania da Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Cidadania (Setec), nos primeiros quatro meses deste 175 fornecedores foram orientados, 8.470 alunos assistiram a palestras educativas, e, 9.728 pessoas tiveram acesso aos Direitos e Deveres do Consumidor por meio de mutirões. Ao todo 28.392 materiais educativos entre, folders, cartilhas, cruzadinhas e códigos foram distribuídos à população.
De acordo com o relatório, 324 reclamações foram prontamente atendidas, 55 foram arquivadas pelo consumidor, 16 foram multadas, 1.576 estão em andamento e 69 serão julgadas por descumprimento de acordo. Das 1.632 audiências realizadas em 2005, 98,8% resultaram em acordos e 19 processos foram julgados pelo Conselho Recursal do órgão.
“O número de reclamações atendidas, e, o índice de acordos entre consumidores e empresas que procuram o serviço gratuito do Procon tem aumentado gradativamente ano após ano. Se compararmos com o mesmo período de 2004, as reclamações e processos registrados cresceram 15%”, explicou a superintendente do órgão, Vanessa Rosin, que, avalia como positivo os números.
Além do setor de Atendimento ao Consumidor e do Núcleo de Conciliação, o Procon-MT registrou na Gerência de Administração 3.550 atendimentos. “Emitimos 151 certidões e enviamos 2.200 correspondências com aviso de recebimento a fornecedores e reclamantes informando sobre a situação do processo”, lembrou Vanessa.
Mas, não foram só os consumidores que procuraram pelo órgão. Em consonância com as ações de cidadania da Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Cidadania (Setec), nos primeiros quatro meses deste 175 fornecedores foram orientados, 8.470 alunos assistiram a palestras educativas, e, 9.728 pessoas tiveram acesso aos Direitos e Deveres do Consumidor por meio de mutirões. Ao todo 28.392 materiais educativos entre, folders, cartilhas, cruzadinhas e códigos foram distribuídos à população.
Fonte:
Assessoria/Procon-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339239/visualizar/
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