Sinop: passageiros que não conseguiram viajar criticam companhias aéreas
As redes sociais na internet "foram escolhidas" por alguns consumidores para reclamarem e alertarem outros passageiros. E sobraram críticas pelas falhas das empresas.
De acordo com a coordenadora do Procon, Márcia Abraão, nesses casos é indicado comunicar o órgão da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), localizado dentro do aeroporto. "O cliente tem que exigir uma declaração da empresa aérea que contenha as razões pela qual ele [consumidor] não conseguiu embarcar. Isso resulta em uma ação de indenização na justiça", esclareceu, ao Só Notícias.
Conforme o levantamento realizado pelo órgão de defesa do consumidor, neste ano, foram realizadas aproximadamente 30 reclamações. 80% referente a valores de multas aplicadas pelas empresas. "Algumas chegam a cobrar de 30% a 40% de multa no caso de remarcações de voos, quando o permitido por lei é até 10%", destacou a coordenadora.
Segundo Márcia, as reclamações referem-se a três companhias que operam em Sinop. Em uma delas os dias de voos foram reduzidos de cinco para três vezes por semana, e deve permanecer assim até final de janeiro, em função da diminuição na frota de aviões. "A empresa nesse caso passa a acomodar os passageiros que já adquiriram as passagens em outros voos, mesmo que de outras companhias. Outra opção é o ressarcimento do valor integral da passagem", finalizou.
Atualmente, o aeroporto de Sinop conta o atendimento de três empresas aéreas. Os voos são diretos para Cuiabá e Brasília com conexões para os aeroportos nacionais e internacionais.
O horário de atendimento do Procon é das 12h às 17h30.
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