Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 18 de Maio de 2005 às 23:33

    Imprimir


Korasuv, Usbequistão - Um grupo rebelde islâmico diz ter tomado o controle de uma pequena cidade do Usbequistão, na fronteira com o Quirguistão, e jurou construir um Estado islâmico a partir dali. Ao mesmo tempo, diplomatas e representantes da ONU visitaram uma cidade próxima, onde tropas do governo abriram fogo contra uma multidão, causando, segundo testemunhas, centenas de mortes.

O líder dos rebeldes, Bakhtiyor Rakhimov, diz que suas forças controlam Korasuv, cidade de 20.000 habitantes, e estão prontos para dar combate às tropas que forem enviadas para pacificar a área. Um repórter da Associated Press em Korasuv não viu sinais de representantes do governo central usbeque na cidade. "Acidade está nas mãos do povo. O povo está cansado de escravidão", disse Rakhimov. "Construiremos um Estado islâmico de acordo com o Corão". Ele alega comandar 5.000 homens.

O governo do presidente Islam Karimov fez pouco caso das alegações. "É pura loucura, tudo está normal por lá", afirmou o ministro do Interior, Zakir Almatov.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339424/visualizar/