Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 18 de Maio de 2005 às 22:04

    Imprimir


Depois das cinco primeiras etapas da temporada, o ranking de ultrapassagens elaborado pelo site especializado britânico Talk About Autos indica que ninguém ganhou mais posições na pista do que o brasileiro Felipe Massa. O piloto da Sauber, que no ano passado terminou em primeiro lugar com 29, até agora conseguiu deixar cinco rivais para trás durante as corridas.

Em segundo aparece o inglês Jenson Button, que não correu na Espanha por causa da suspensão de duas provas que a Federação Internacional de Automobilismo impôs à BAR em decorrência de irregularidade no tanque de combustível constatada na verificação técnica realizada depois do GP de San Marino.

Como Button e seu companheiro de equipe Takuma Sato cumprirão neste fim de semana em Mônaco o segundo e último grande prêmio de punição, as chances de Massa deixar o principado ainda na ponta da tabela cresceram.

Além disso, deve ser favorecido também pelas conhecidas características do circuito de rua, estreito e rodeado por muros, onde as ultrapassagens são virtualmente impossíveis. Como o estudo leva em consideração as colocações conquistadas unicamente na pista, Massa deve continuar sendo o número 1.

Massa está na frente graças principalmente às quatro ultrapassagens que efetuou em Ímola, depois de partir na última fila por causa da perda de dez posições no grid por troca de motor.

No quesito regularidade, no entanto, a vantagem é de Button. Ele superou adversários em três etapas e acumula quatro ultrapassagens. Rubens Barrichello (Ferrari), Pedro de la Rosa (McLaren) e Ralf Schumacher (Toyota) vêm a seguir com duas cada.

Chama a atenção o que aparenta ser o fraco desempenho neste quesito das duas principais estrelas da Fórmula 1 na atualidade. O espanhol Fernando Alonso, líder disparado da classificação, tem apenas as duas referentes à abertura do calendário na Austrália.

Mas deve ser ressaltado o fato de ter largado duas vezes na pole e contado com a quebra de oponentes que iam à frente, como Kimi Räikkönen em Ímola. E Michael Schumacher, evidenciando as dificuldades que a Ferrari vêm encontrando em 2005, é apenas o 17º da lista. Por enquanto, tem apenas uma ultrapassagem no GP de San Marino.

O levantamento também contribui para colocar em discussão o êxito das medidas implantadas neste ano com o objetivo de acelerar a competitividade da Fórmula 1. Até o momento, o total de ultrapassagens é de apenas 36, o que corresponde a uma média pouco superior a nove por corrida. O GP do Bahrein foi o melhor em ultrapassagens, com 14; o da Espanha há duas semanas, registrou apenas 3, o ponto mais baixo do campeonato.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339440/visualizar/