Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 18 de Maio de 2005 às 18:27
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Cotriguaçú, MT - O Governo do Estado está fazendo inclusão social no município de Cotriguaçú (950 km ao Noroeste) com a implantação de uma vila rural do Programa Nossa Terra, Nossa Gente. O município foi beneficiado com a criação da vila “Meu Sonho”, para atender 34 famílias de trabalhadores rurais com lotes de 1,5 a 2 hectares.

O presidente do Intermat, Jair Mariano, esteve no último final de semana (14 e 15.05) na região para fazer a entrega dos lotes às famílias. Mariano, explicou aos beneficiados o conceito do Programa e deixou claro às famílias que as chácaras não são para negócio. “Esse é um programa para as pessoas que querem um lugar para trabalhar e produzir e para quem gosta desse tipo de vida”, frisou.

O presidente destacou ainda o alcance social do Programa Nossa Terra, Nossa Gente e disse que a orientação do governador Blairo Maggi é priorizar ações que visam à melhoria das condições de vida de chefe de famílias, desempregados e vítimas do êxodo rural, dando a chance de retornar ao campo e viver com dignidade.“Esse programa vai dar muita satisfação para vocês. É a garantia da tranqüilidade para resto da vida. Tranqüilidade e segurança são o mínimo que Estado pode oferecer para quem já trabalhou muito por esta terra”, finalizou Jair Mariano.

O agricultor beneficiado pelo projeto receberá uma casa de alvenaria com 42 m², com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e varanda. O beneficiário ainda receberá auxílio plantio e crédito alimentação.

O prefeito de Cotriguaçú, Damião Carlos de Lima, o Kiko, agradeceu o empenho do Governo do Estado por meio do Intermat, e disse que o programa servirá de exemplo para o município conseguir novas parcerias e melhorar o índice de desenvolvimento.

A irmã Thereza Marargoni, 80 anos, uma forte liderança religiosa na região que trabalha na Pastoral da Criança e participa das ações sociais do município, trabalhou na análise de 263 cadastros e na seleção das 34 famílias. Ela acredita que os trabalhadores selecionados vão permanecer na área, porque já enfrentaram muitas dificuldades na vida. “Essas pessoas valorizam um pedaço de terra, elas querem plantar e produzir. Esse projeto é uma grande graça de Deus, porque ir para uma chácara para trabalhar é produzir vida. Acredito que esse projeto vai ser um sucesso”, disse a irmã Thereza.

Ao 60 anos, o agricultor Matias Berger, pai de 12 filhos, pela primeira vez em sua vida vai ter um pedacinho de terra. Matias Berger foi contemplado com um lote na vila “Meu Sonho”. Com o mapa da vila na mão, “Seo” Matias disse que teve muita sorte, porque seu lote ficou num lugar privilegiado. “Tudo o que eu quero é uma vida simples e melhor para minha família. Nunca possui terra em lugar nenhum, agora vou poder plantar uma rocinha e termina de criar meus filhos”, conta emocionado.

O Programa “Nossa Terra, Nossa Gente”, é desenvolvido pelo Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso) em parceria com a Sinfra (Secretaria de Estado de Infra-estrutura), Seder (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) e a Setec (Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania). Está beneficiando famílias de trabalhadores rurais que vivem em comunidades organizadas em assentamentos agrários e vilas rurais do Intermat e Incra.

As vilas rurais do Programa já estão implantadas em 20 municípios do Estado de Mato Grosso e já beneficiam mais de 815 famílias, além das 2,5 mil famílias contempladas pelo Projeto de Revitalização de Comunidades Tradicionais, que integra o Programa Nossa Terra, Nossa Gente.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339502/visualizar/