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Crianças têm aula de História na Praça das Bandeiras
A Praça das Bandeiras virou uma das salas de aula mais atraentes de Cuiabá, aproveitada na manhã desta quarta-feira (18/05) pelos alunos do ensino Médio da Escola Livre Porto. Os adolescentes do 1º ano do Segundo Grau assistiram à aula de História do Brasil, conduzida pela professora Neure Rejane da Silva. Ela teve a idéia de utilizar o espaço no dia da inauguração (19 de abril último), quando percebeu que o lugar pode despertar o sentimento de civismo nos estudantes.
“Estamos estudando o período do Império, a formação do Estado Nacional e a criação da Constituição. É importante despertar nos alunos esses sentimentos que as bandeiras proporcionam, mas também aguçar o senso crítico, fazê-los entender para que serve este lugar, como foi construído, para quem, quanto custou. Assim, eles poderão construir uma identidade com o lugar onde moram”, explicou a professora.
Ao ouvirem a professora falar sobre os fatos históricos relevantes que formaram o Estado Nacional, e ao mesmo tempo contemplar a paisagem cívica formada pelas gigantescas bandeiras (como a do Brasil, com mais de oito metros de altura e onze de largura), os olhares dos alunos demonstravam a curiosidade e o prazer que o momento na praça lhes proporcionava. “É muito mais empolgante, a gente se interessa mais pelo assunto e sente vontade de participar mais da aula”, afirmou a estudante Rany Luíza Carneiro, de 15 anos.
Para o aluno Álvaro César Parietti Filho, de 15 anos, visitar a Praça das Bandeiras possibilitou desenvolver o sentimento de civismo e amor pelo lugar onde vive. “A gente cria uma intimidade com a nossa cidade, aprende a respeitar nosso Estado e nosso País”, observou.
A professora reforçou o pensamento de Álvaro ressaltando que “a partir do momento em que o Governo cria lugares como este, ele propicia aos cidadãos criar vínculo e amor pelo lugar onde moram”. Segundo ela, os cidadãos desenvolvem esse tipo de sentimento quando a cidade é bonita, bem organizada, tem boa infra-estrutura e oferece opções de lazer e cultura.
“Estamos estudando o período do Império, a formação do Estado Nacional e a criação da Constituição. É importante despertar nos alunos esses sentimentos que as bandeiras proporcionam, mas também aguçar o senso crítico, fazê-los entender para que serve este lugar, como foi construído, para quem, quanto custou. Assim, eles poderão construir uma identidade com o lugar onde moram”, explicou a professora.
Ao ouvirem a professora falar sobre os fatos históricos relevantes que formaram o Estado Nacional, e ao mesmo tempo contemplar a paisagem cívica formada pelas gigantescas bandeiras (como a do Brasil, com mais de oito metros de altura e onze de largura), os olhares dos alunos demonstravam a curiosidade e o prazer que o momento na praça lhes proporcionava. “É muito mais empolgante, a gente se interessa mais pelo assunto e sente vontade de participar mais da aula”, afirmou a estudante Rany Luíza Carneiro, de 15 anos.
Para o aluno Álvaro César Parietti Filho, de 15 anos, visitar a Praça das Bandeiras possibilitou desenvolver o sentimento de civismo e amor pelo lugar onde vive. “A gente cria uma intimidade com a nossa cidade, aprende a respeitar nosso Estado e nosso País”, observou.
A professora reforçou o pensamento de Álvaro ressaltando que “a partir do momento em que o Governo cria lugares como este, ele propicia aos cidadãos criar vínculo e amor pelo lugar onde moram”. Segundo ela, os cidadãos desenvolvem esse tipo de sentimento quando a cidade é bonita, bem organizada, tem boa infra-estrutura e oferece opções de lazer e cultura.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339578/visualizar/
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