Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 18 de Maio de 2005 às 09:22

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse que a taxa básica de juros do bance Central deve cair até o final deste ano e o estabelecimento de metas de inflação agressivas deve continuar em 2007, segundo reportagem desta terça-feira do jornal britânico "Financial Times".

"O cenário é que a política de juros se tornará menos restritiva este ano", disse Palocci ao "FT". Segundo o ministro, a previsão do governo e de que os juros deverão cair neste ano. A taxa Selic está hoje em 19,5% ao ano e, na reunião de hoje do Copom (Comitê de Política Monetária) pode registrar a nona alta consecutiva.

O diário britânico lembra que representantes trabalhistas e da indústria brasileiros temem que o aumento de juros nos últimos meses tenha ameaçado o crescimento econômico, mas pouco feito para desacelerar a inflação. O jornal mostra que os preços no atacado caíram 0,4% em maio, mas os preços no varejo subiram 0,9%, segundo indicadores da Fundação Getúlio Vargas.

Para o ministro, o pior da inflação talvez tenha passado. "A política monetária está tendo um efeito, está fazendo seu trabalho", disse.

Palocci disse que a expansão do crédito contribuiu inicialmente para pressionar a política monetária, "mas em médio e longo prazos é boa para a economia". Garantir acesso ao crédito de baixo custo é "um processo saudável" e foi uma política-chave para a igualdade social, disse Palocci ao "FT".

O ministro disse ainda que o governo não deve reduzir as metas de inflação para 2007 dos atuais 4,5% ao ano em uma reunião em junho, mas não "antecipará" sua decisão. Para ele, não há uma "perspectiva a priori" de aumentar os níveis de tolerância para a inflação anual, dos atuais 2% para 2,5% acima e abaixo da meta central, como sugeriram economistas do PT. "Eu não gosto da idéia", ele disse.

"Não me identifico com os que acreditam que um pouco mais de inflação traz um pouco mais de crescimento. No caso do Brasil, essa teoria já se mostrou errada e não estou preparado para experimentá-la novamente", disse ao diário britânico.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339637/visualizar/