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Governo mostra viabilidade do projeto da rodovia Brasil-Bolívia
O Governo de Mato Grosso mostrou à direção da Corporação Andina de Fomento (CAF) a necessidade da aplicação de recursos no setor de infra-estrutura e em projetos ambientais e sociais como forma de multiplicar o potencial de integração do Estado com a Bolívia, o Peru e o Chile, e para estimular o desenvolvimento social interno.
O respaldo à solicitação do governador Blairo Maggi e secretários ao apoio do banco será a visita que o presidente da instituição, Enrique Garcia, e o embaixador do Brasil na Venezuela, João Carlos Souza Gomes, farão em junho ou julho a Cuiabá.
Na área de infra-estrutura, está a rodovia da integração Brasil-Bolívia, no trecho entre San Matias e Concepción, de cerca de 430 Km, que completa a rota Cuiabá-Santa Cruz de la Sierra. Para a melhoria das condições do meio ambiente, o Governo enumerou projetos de saneamento básico e reflorestamento. No setor social, foram tratados temas como habitação popular e apoio ao pequeno produtor.
Durante a visita a ser feita ao Estado pela direção da Corporação Andina de Fomento (CAF) e técnicos, para se avaliar a viabilidade econômica dos projetos, vão ser estabelecidos até dois projetos prioritários para receber financiamentos da instituição.
O secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato, um dos participantes da reunião, disse que houve sinalização positiva do banco para a rodovia entre o Brasil e a Bolívia. “Esta alternativa da rodovia despertou muito interesse do presidente da CAF, Enrique Garcia, uma vez que ele tem origem boliviana. O banco vai dar atenção especial para a engenharia financeira para asfaltar o trecho que falta”, avalia o secretário.
“Eles gostaram da forma com que o governador Blairo Maggi vem trabalhando as áreas de infra-estrutura, como habitação e projetos sociais. A CAF tem interesse em apoiar esses projetos”, disse. Segundo o secretário, o banco é especialista em financiamento em infra-estrutura e montagem de engenharia financeira para realizar desembolso de recursos.
Vettorato disse que o secretário de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot, teve boa receptividade da direção da CAF em sua apresentação do Programa Estradeiro, proposta de asfaltamento rodoviário com compartilhamento de recursos e responsabilidades do setor público e da iniciativa privada.
Ao detalhar o programa de Governo, Pagot mostrou que Mato Grosso pavimentou, com recursos próprios e da iniciativa privada, em aproximadamente dois anos e meio, 1.336 km e vai concluir o asfaltamento de 2.440 km até ao final de 2006.
“Do lado da CAF, os executivos apresentaram a abrangência do trabalho do banco e as áreas em que eles atuam. Onde têm maior foco é em infra-estrutura e isso está em sintonia com os projetos apresentados”, disse Vettorato, sobre a relação de projetos e a capacidade de tirá-los do papel.
Além de Maggi, Pagot e Vettorato, fizeram exposições na reunião das principais informações sócio-econômicas e potenciais do Estado de Mato Grosso, a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi e os secretários de Fazenda, Waldir Teis, e de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães.
EIXOS ESTRUTURANTES
Algumas propostas apresentadas pelo governador Blairo Maggi e secretários ao banco, em reunião na segunda-feira (16.05), em Caracas, capital da Venezuela, reúnem investimentos dentro de Mato Grosso que tendem a impulsionar a economia do Estado e reduzir as desigualdades regionais. Estes projetos são a pavimentação em eixos estruturantes de rodovias federais, como a BR-163 e BR-158, e as ligações Norte–Sul (MT-170) e a Leste-Oeste (MT-208).
Na semana passada, o Governo Federal, via Ministério dos Transportes, concluiu negociações com o Governo de Mato Grosso para asfaltar 180 km do total de 427 km, da BR-158, no Vale do Araguaia, em direção ao Pará. O trecho a ser asfaltado será do trevo de Canarana até o Posto da Mata, com recursos de R$ 61,6 milhões, divididos igualmente entre a União e o governo Maggi.
Nesta terça-feira (17), o Ministério dos Transportes e o Ministério das Comunicações realizaram Audiência Pública, em Brasília, para definir o modelo de concessão para asfaltamento e exploração de uma parte da rodovia BR-163, desde Nova Mutum, a 264 Km ao Norte de Cuiabá, e que liga a Capital mato-grossense a Santarém (PA). No total, serão construídos 1.569,63 km, com acesso à cidade de Miritituba (PA).
A reunião do governador Blairo Maggi e secretários com a CAF, em Caracas, Venezuela, se insere no Programa Estadual de Integração Inter-regional, a “Carta de Cuiabá”, elaborada ao final do Seminário Internacional de Infra-estrutura Multimodal, realizado em março em Cuiabá, e após a Expedição Internacional – Estradeiro 4 (visita do governador Blairo Maggi à Bolívia, Peru e Chile), em fevereiro.
Os temas principais dessa política de Governo reúnem assuntos como a melhoria da infra-estrutura para incentivar o comércio exterior e a busca da integração cultural e turística do Estado de Mato Grosso com países andinos (Venezuela e Peru) e do Mercosul (Argentina, Uruguai, Bolívia e Chile).
O respaldo à solicitação do governador Blairo Maggi e secretários ao apoio do banco será a visita que o presidente da instituição, Enrique Garcia, e o embaixador do Brasil na Venezuela, João Carlos Souza Gomes, farão em junho ou julho a Cuiabá.
Na área de infra-estrutura, está a rodovia da integração Brasil-Bolívia, no trecho entre San Matias e Concepción, de cerca de 430 Km, que completa a rota Cuiabá-Santa Cruz de la Sierra. Para a melhoria das condições do meio ambiente, o Governo enumerou projetos de saneamento básico e reflorestamento. No setor social, foram tratados temas como habitação popular e apoio ao pequeno produtor.
Durante a visita a ser feita ao Estado pela direção da Corporação Andina de Fomento (CAF) e técnicos, para se avaliar a viabilidade econômica dos projetos, vão ser estabelecidos até dois projetos prioritários para receber financiamentos da instituição.
O secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato, um dos participantes da reunião, disse que houve sinalização positiva do banco para a rodovia entre o Brasil e a Bolívia. “Esta alternativa da rodovia despertou muito interesse do presidente da CAF, Enrique Garcia, uma vez que ele tem origem boliviana. O banco vai dar atenção especial para a engenharia financeira para asfaltar o trecho que falta”, avalia o secretário.
“Eles gostaram da forma com que o governador Blairo Maggi vem trabalhando as áreas de infra-estrutura, como habitação e projetos sociais. A CAF tem interesse em apoiar esses projetos”, disse. Segundo o secretário, o banco é especialista em financiamento em infra-estrutura e montagem de engenharia financeira para realizar desembolso de recursos.
Vettorato disse que o secretário de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot, teve boa receptividade da direção da CAF em sua apresentação do Programa Estradeiro, proposta de asfaltamento rodoviário com compartilhamento de recursos e responsabilidades do setor público e da iniciativa privada.
Ao detalhar o programa de Governo, Pagot mostrou que Mato Grosso pavimentou, com recursos próprios e da iniciativa privada, em aproximadamente dois anos e meio, 1.336 km e vai concluir o asfaltamento de 2.440 km até ao final de 2006.
“Do lado da CAF, os executivos apresentaram a abrangência do trabalho do banco e as áreas em que eles atuam. Onde têm maior foco é em infra-estrutura e isso está em sintonia com os projetos apresentados”, disse Vettorato, sobre a relação de projetos e a capacidade de tirá-los do papel.
Além de Maggi, Pagot e Vettorato, fizeram exposições na reunião das principais informações sócio-econômicas e potenciais do Estado de Mato Grosso, a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi e os secretários de Fazenda, Waldir Teis, e de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães.
EIXOS ESTRUTURANTES
Algumas propostas apresentadas pelo governador Blairo Maggi e secretários ao banco, em reunião na segunda-feira (16.05), em Caracas, capital da Venezuela, reúnem investimentos dentro de Mato Grosso que tendem a impulsionar a economia do Estado e reduzir as desigualdades regionais. Estes projetos são a pavimentação em eixos estruturantes de rodovias federais, como a BR-163 e BR-158, e as ligações Norte–Sul (MT-170) e a Leste-Oeste (MT-208).
Na semana passada, o Governo Federal, via Ministério dos Transportes, concluiu negociações com o Governo de Mato Grosso para asfaltar 180 km do total de 427 km, da BR-158, no Vale do Araguaia, em direção ao Pará. O trecho a ser asfaltado será do trevo de Canarana até o Posto da Mata, com recursos de R$ 61,6 milhões, divididos igualmente entre a União e o governo Maggi.
Nesta terça-feira (17), o Ministério dos Transportes e o Ministério das Comunicações realizaram Audiência Pública, em Brasília, para definir o modelo de concessão para asfaltamento e exploração de uma parte da rodovia BR-163, desde Nova Mutum, a 264 Km ao Norte de Cuiabá, e que liga a Capital mato-grossense a Santarém (PA). No total, serão construídos 1.569,63 km, com acesso à cidade de Miritituba (PA).
A reunião do governador Blairo Maggi e secretários com a CAF, em Caracas, Venezuela, se insere no Programa Estadual de Integração Inter-regional, a “Carta de Cuiabá”, elaborada ao final do Seminário Internacional de Infra-estrutura Multimodal, realizado em março em Cuiabá, e após a Expedição Internacional – Estradeiro 4 (visita do governador Blairo Maggi à Bolívia, Peru e Chile), em fevereiro.
Os temas principais dessa política de Governo reúnem assuntos como a melhoria da infra-estrutura para incentivar o comércio exterior e a busca da integração cultural e turística do Estado de Mato Grosso com países andinos (Venezuela e Peru) e do Mercosul (Argentina, Uruguai, Bolívia e Chile).
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339657/visualizar/
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