Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 13 de Maio de 2005 às 21:00
Por: Cristina Índio do Brasil

    Imprimir


Rio - A Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (Abamec) cria na próxima semana um grupo de trabalho para sugerir ao Ministério da Justiça propostas dos analistas de investimentos para o combate à pirataria e sonegação fiscal. O presidente da Abamec, Edmilson Lyra, disse que essa será uma forma de contribuir com as empresas para evitar a evasão de receitas.

Segundo Lyra, as empresas estão sendo prejudicadas na formação de receita por um mercado paralelo. "Obviamente, ao perder receita e lucratividade, paga menos dividendos então aí é que está o interesse da Abamec em participar", disse.

O combate à pirataria e à sonegação fiscal foi um dos temas discutidos hoje no 1º Fórum de Analistas de Investimentos Sobre Ética Concorrencial e Responsabilidade Social Empresarial, no auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Lyra avalia que as empresas com ações negociadas em Bolsa perdem por ano com a pirataria cerca de R$ 10 bilhões de receita, em destaque para as empresas dos setores de fumo, petroquímica e bebidas. "São os três setores que vejo mais prejudicados que tem ações negociadas em bolsa", informou.

Além disso, o tema será incluído, no segundo semestre no projeto que a Abamec desenvolve nas universidades. "O jovem tem que ter essa consciência. O que estão trabalhando é uma mudança de atitude das pessoas", afirmou. O projeto da Abamec nas universidades existe há dois anos com o enfoque na Formação de Poupança e Investimentos. Agora será estendido ao tema Ética Concorrencial e Responsabilidade Social e Empresarial.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339903/visualizar/