Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 13 de Maio de 2005 às 17:04
Por: Jemima Soares

    Imprimir


Para a presidente do Fórum de assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai), Luciane Stallivieri, os programas de intercâmbio devem ser tratados com seriedade, a fim de não se confundirem com programas desarticulados. A declaração foi feita na noite de anteontem (11), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante a abertura da XVII Reunião Anual da entidade. Há necessidade de implantação de programas que incluam graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, para haver desenvolvimento através do intercâmbio, disse.

O Faubai incentiva que a discussão seja realizada por especialistas nacionais e estrangeiros, para a construção de uma política nacional de sistemas de cooperação. Esta cooperação deve auxiliar na elaboração de sinalizadores para a construção da relação de cooperação internacional, declarou.

O reitor Paulo Speller, destacou que desde a 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) realizada em julho de 2004, na UFMT, há uma sucessão de eventos organizados pela Universidade, entre os quais o Faubai. Esta é a primeira vez que a reunião anual do fórum acontece em Mato Grosso.

A reunião prossegue até hoje, com o tema “A internacionalização das instituições de ensino superior na Suíça” sob o ponto de vista de Thomas Bürgi, diretor do International Business Management, University of Applied Sciences Basel, Suíça. Outros assuntos em pautas são: “A internacionalização da educação superior: desafios e oportunidades para a América Latina”, com Hans de Wit, conselheiro sênior Internacional da Universidade de Amsterdam, Holanda.

Às 11 horas será realizada a mesa-redonda “As relações internacionais acadêmicas: perspectivas para uma política nacional – A visão internacional dos programas” com os seguintes debatedores: Paulo Egler, responsável pelo Escritório Brasileiro da Academia Brasileira de Ciências, com o tema “Oportunidades de cooperação em ciências e tecnologia no 6º Programa Quadros”, João Gabriel Ferreira, primeiro conselheiro e chefe do Setor de Cooperação, delegação da Comissão Européia; Daniel Obst, membro do Instituto de Educação Internacional nos Estado Unidos, com o tema “Estatísticas sobre a mobilidade de estudantes entre o Brasil e os Estados Unidos”; e Luis Valcov Loureiro, diretor executivo da Comissão Fulbright, com o tema “Novas oportunidades oferecidas pela Comissão Fulbright”.

No período vespertino, às 14 horas, será realizada a mesa-redonda “As relações internacionais acadêmicas: perspectivas para uma política nacional” com os seguintes debatedores: Jurema Monteiro, gerente de Apoio à Comercialização do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), com o tema “Políticas de promoção do Brasil no exterior: a visão da Embratur”; Tatiana V. C. Mendes, diretora da Brazilian Educational & Language Travel Association (BELTA) com o tema “Políticas de promoção da BELTA para os intercâmbios internacionais”; e Serafim Carvalho de Mello, da UFMT, com o tema “O processo de integração regional de Mato Grosso e da UFMT”. Os novos programas serão apresentados às 16 horas.





Fonte: UFMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339948/visualizar/