Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 14 de Dezembro de 2012 às 12:45

    Imprimir


A economia brasileira teve alta de 0,36% em outubro na comparação com setembro, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB). 

O resultado veio melhor que a mediana das projeções de 20 analistas consultados pela agência de notícias Reuters, que mostrava alta de 0,2% no período. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br avançou em outubro 3,2% e, em 12 meses, acumula alta de 1,21%, de acordo com dados sem ajuste sazonal.  

O indicador mostrou ainda recuperação em relação a setembro, quando o índice recuou 0,52%.  Já a alta no terceiro trimestre em relação ao segundo foi ligeiramente revisada para 1,14%, ante 1,15 % divulgado anteriormente. 
 

Arte/UOL


 

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia --serviços, indústria e agropecuária.

PIB cresceu 0,6% no 3º trimestre

No terceiro trimestre, a economia brasileira cresceu 0,6% em relação ao trimestre anterior. Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,098 trilhão.

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o crescimento foi de 0,9%. No acumulado deste ano, de janeiro a setembro, a economia cresceu 0,7%.

O resultado veio abaixo do esperado pelo governo e pelo mercado. Pesquisa realizada pela Reuters com 42 economistas indicava crescimento de 1,2% em relação ao segundo trimestre.

Outros indicadores

Além do IBC-Br, outros indicadores também mostram que a economia pode estar ganhando mais força. Entre eles, as vendas no varejo, que cresceram em outubro pelo quinto mês seguido, com alta mensal de 0,8% ante setembro, no maior ritmo desde julho.
 
A produção industrial, setor que vinha mostrando maior dificuldade de recuperação devido à crise mundial, também voltou a crescer em outubro, 0,9% frente a setembro. Ainda assim, permaneceram sinais de que os investimentos no setor não estão se recuperando.  
 

Mercado reduz previsão de crescimento

Na última segunda-feira (10), a pesquisa Focus do Banco Central mostrou que o mercado voltou a reduzir, pela quarta semana seguida, as projeções para o crescimento do PIB neste ano e no próximo, mantendo a perspectiva de que a taxa básica de juros, a Selic, permanecerá em 7,25% até o final de 2013

Os analistas consultados estimam agora que 2012 terminará com expansão de 1,03%, ante 1,27% na semana anterior.

Para 2013 a expectativa é de crescimento de 3,5%, contra 3,7% anteriormente.

(Com informações da Reuters





Fonte: Do UOL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/33998/visualizar/