Economia brasileira cresce 0,36% outubro, aponta prévia do PIB
O resultado veio melhor que a mediana das projeções de 20 analistas consultados pela agência de notícias Reuters, que mostrava alta de 0,2% no período. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br avançou em outubro 3,2% e, em 12 meses, acumula alta de 1,21%, de acordo com dados sem ajuste sazonal.
O indicador mostrou ainda recuperação em relação a setembro, quando o índice recuou 0,52%. Já a alta no terceiro trimestre em relação ao segundo foi ligeiramente revisada para 1,14%, ante 1,15 % divulgado anteriormente.
O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia --serviços, indústria e agropecuária.
PIB cresceu 0,6% no 3º trimestre
No terceiro trimestre, a economia brasileira cresceu 0,6% em relação ao trimestre anterior. Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,098 trilhão.
Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o crescimento foi de 0,9%. No acumulado deste ano, de janeiro a setembro, a economia cresceu 0,7%.
O resultado veio abaixo do esperado pelo governo e pelo mercado. Pesquisa realizada pela Reuters com 42 economistas indicava crescimento de 1,2% em relação ao segundo trimestre.
Outros indicadores
Mercado reduz previsão de crescimento
Na última segunda-feira (10), a pesquisa Focus do Banco Central mostrou que o mercado voltou a reduzir, pela quarta semana seguida, as projeções para o crescimento do PIB neste ano e no próximo, mantendo a perspectiva de que a taxa básica de juros, a Selic, permanecerá em 7,25% até o final de 2013
Os analistas consultados estimam agora que 2012 terminará com expansão de 1,03%, ante 1,27% na semana anterior.
Para 2013 a expectativa é de crescimento de 3,5%, contra 3,7% anteriormente.
(Com informações da Reuters
Comentários