Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 11 de Maio de 2005 às 16:00

    Imprimir


A Caravana Piramundo, de Brasília, inicia temporada de espetáculos em Mato Grosso no próximo sábado (15), com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.

A companhia tem oito anos de estrada e mais de 14 espetáculos em seu currículo. Com a aprovação do projeto Caravana Funarte de Circulação Regional, o grupo se apresenta em dez cidades do Centro-Oeste, sendo quatro em Goiás e seis em Mato Grosso, neste mês de janeiro.

São três espetáculos teatrais e duas oficinas que em Mato Grosso vão circular por Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Primavera do Leste e Poxoréo.

Confira a sinopses dos espetáculos e das oficinas:

TEREZINHA E O MAR - musical de bonecos

Espetáculo infantil - censura livre

A Cia. Piramundo utiliza a música ao vivo e a linguagem dos bonecos para contar a história de Terezinha, uma encantadora princesa, que vive trancada numa torre, cercada por céu e mar. Seu canto é tão maravilhoso que até as ondas do mar se acalmam para ouvi-lo. A princesa tem forte relação com o mar, e seus atos em tudo lembram os de uma sereia, desde a voz encantada até o gesto constante de pentear os cabelos. O espetáculo faz referência a vários contos de fada, através da presença de príncipes oriundos de diferentes estórias, como Cinderela, Branca de Neve e Bela Adormecida... Mas é do mar que surge alguém capaz demudar o seu destino. Em seus três anos de estrada, o espetáculo já fez mais de 50 apresentações atingindo um público estimado de cerca de 10000 pessoas, e a participou por três vezes do Festival Internacional de Bonecos de Brasília. Elenco: Amara Hurttado, Márcio Menezes e Adriano César. Voz e violão: Kaise Helena. Duração: 40 minutos.

AGENDA:

Rondonópolis: dia 15

Chapada: dia 16

Stº Antº Leverger: dia 20

Cuiabá: dia 22 e 23

Primavera: dia 27

Poxoréo: dia 29

CONTOS DO INTERIOR

Espetáculo de rua - censura livre

Espetáculo-solo que retrata a dramaticidade da cultura brasileira, de modo lúdico e irreverente, a partir da releitura de elementos do folclore nacional. O espetáculo "Cojubim-Naiá" foi vencedor do Prêmio Aluísio Bata 97, e fala da busca do amor. Em 2004, o espetáculo retorna renovado, onde o nome "Contos do interior" refere-se à inclusão de mais duas histórias: "O menino criador", debochada estória de um menino e seus animais e a "A moça redonda", que fala do corpo da mulhercomo um caldeirão de vida e morte. Esses três contos foram criados a partir da reconstrução simbólica da mitologia pessoal de sua autora e são narrados com ternura e sabedoria pela "Veia, a mais veia das veias" e pelo "Veio, o pai da Veia, infinitamente mais velho do que ela". Esta nova versão teve sua estréia em 2004, dentro do projeto "Solos em Cena" em Brasília, obtendo ótimas críticas. Textos, interpretação e concepção: Vanessa Rocha Participação especial: Lucca Rocha e Aíssa Souza. Duração: 45 minutos.

AGENDA:

Rondonópolis:dia 15 (noite)

Chapada: dia 16 (noite)

Stº Ant º Leverger: dia 20

Cuiabá: dia 21 (noite)

Primavera: dia 27 (noite)

Poxoréo: dia 29 (noite)

A ARTE DE CUSPIR

Espetáculo adulto

O espetáculo foi criado de recortes, colagens, inserções feitos a partir de dez dos livros do autor Ézio Flávio Bazzo escritos nas décadas de 80 e 90. A Piramundo coloca em cena mais uma vez o teatro de animação, manipulando agora não bonecos, mas o corpo do ator, entre máscaras e objetos, dando anima às imagens e máscaras de Brasília: monumentos, putas, mendigos, vendedores, beatos, propondo um passeio, nem sempre agradável, pelas ruas da cidade. Sob uma poética crua e urbana, a atualidade dos temas e o estilo literário poético e contestador do autor, propõe uma reflexão sobre valores sociais, éticos e morais, dando margem a uma encenação ousada e contemporânea. O espetáculo nos lança a vôos altos sobre uma Brasília que é patrimônio histórico e cultural da humanidade, e que, apesar de seus poucos 44 anos, já traz em si e em seu povo as marcas de uma identidade própria. Roteiro e Direção: Vanessa Rocha. Elenco: Amara Hurttado, Andréa Lima, Adriano César, Jirlene Pascoal, Márcio Menezes, Humberto Pedrancini, Rômulo Augusto e Vanessa Rocha. Contrabaixo e música original: Daniel Abreu. Duração: 1 hora. CENSURA 18 ANOS

AGENDA:

Anápolis: dias 8 e 9

Cuiabá: dias 22 e 23

Brasília: fevereiro

TEATRO: JOGO-RITUAL

Oficina de teatro p/ maiores de 16 anos

A oficina apresenta algumas dinâmicas expressivas que reúnem teatro, dança e música, resgatando o ritual e a festividade das origens do teatro. Há dez anos pesquisando a criação cênica em campo mítico-pessoal, a atriz, diretora e arte-terapeuta Vanessa Rocha, condensou nesta oficina, experiências relacionadas à capacidade de desenvolvimento pessoal inerentes á linguagem teatral. A oficina se caracteriza como uma vivência prazerosa capaz de resgatar o "brincante sagrado" de todos nós. Carga horária: 3 horas/aula. Público: jovens e adultos. Ministrante: Vanessa Rocha. Nº máximo de participantes: 20

AGENDA:

Rio Verde: dia 11 (manhã)

Jataí: dia 13 (manhã)

Chapada: dia 17 (manhã)

Poxoréo: dia 26 (manhã)

Primavera: dia 27 (manhã)

TEATRO DE FORMAS ANIMADAS

Oficina de introdução ao teatro de animação

Trata do teatro de animação, a partir do Teatro de objetos e o Teatro de Bonecos, com enfoque na manipulação de objetos e bonecos. Animar um objeto ou um boneco teatralmente significa ter uma compreensão da matéria, captá-la e manifestá-la, segundo o que entendemos, no teatro como ‘ações físicas’: respirar, olhar, andar, falar, pensar, etc. Cria-se, a partir de então, a ilusão de independência, de autonomia do objeto e do boneco caracterizando-o como personagem que age, atua, e, conseqüentemente desperta o interesse da platéia. Ministrante: Kaise Helena. Carga horária: 3 horas/aula. Público: 8 a 80 anos. Nº máximo de participantes: 20

AGENDA:

Anápolis: dias 8 e 9

Rondonópolis: dias 15 e 16

Cuiabá: dias 22 e 23





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339994/visualizar/