Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 10 de Maio de 2005 às 18:33

    Imprimir


Seul - "Os Estados Unidos estão fazendo estardalhaço com esse anúncio de que notificou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o Japão e outros aliados sobre sua opinião de que nossa república poderia conduzir um teste nuclear subterrâneo em junho", dizia hoje um editorial do jornal Rodong Sinmun, principal jornal estatal norte-coreano.

A AIEA é subordinada à ONU. O comentário foi divulgado pela agência de notícias KCNA, cujo despacho foi recebido em Seul, a capital sul-coreana. De acordo com o jornal, os EUA estão rotulando a Coréia do Norte como um "criminoso nuclear" com o objetivo de pressionar o país comunista.

Na semana passada, funcionários americanos anunciaram que satélites de espionagem haviam captado imagens de supostos preparativos para o que seria o primeiro teste de uma bomba atômica da história da Coréia do Norte.

Em fevereiro, a Coréia do Norte anunciou ao mundo a posse de armas nucleares, mas não as mostrou. Especialistas acreditam que o país tenha produzido plutônio suficiente para seis bombas atômicas. Recentemente, o reator de uma usina nuclear norte-coreana foi parado, o que poderia sinalizar a intenção de explorar mais plutônio.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340227/visualizar/